Todas as categorias terminaram a primeira fase entre os quatro primeiros de seus respectivos grupos
Ano a ano, o basquetebol cosmopolense vem evoluindo, seja no número de praticantes ou nos resultados em competições. Embora improvável, a modalidade manteve a crescente mesmo após o período de pausa da pandemia, muito em função do trabalho conjunto entre Associação Atlética Cosmópolis (AAC) e a Secretaria de Esportes do município.
Em 2021, os Blue Wings retomaram suas atividades com duas categorias: Sub21 e Adulto. O Sub21 conquistou o título da Liga Metropolitana de Basquete (LMB) contra a tradicional Sociedade Hípica de Campinas, enquanto que o adulto ficou com a medalha de bronze .
Os bons resultados foram um incentivo para que o basquete expandisse sua participação na LMB. Com um grande grupo de praticantes foi possível participar dos festivais Sub11 e Sub12, além de competir nas ligas Sub14, Sub16, Sub18, Sub21 e Adulto. Atualmente, os Blues são os únicos representantes em todas as categorias da Liga.
E os avanços não foram apenas em volume de participantes, mas também nos resultados. Todas as categorias terminaram a primeira fase entre os quatro primeiros de seus respectivos grupos e, com isso, alcançaram a elite da competição, a qual é chamada de Série Ouro. Uma vez entre os melhores, os Blue Wings seguiram competitivos e chegam forte para a última fase, os playoffs. O Sub14 fechou em segundo lugar e fará a semifinal em casa, enquanto que o Sub16 fechou em primeiro e, por isso, decidirá a Liga em casa. O Sub18 terminou em terceiro e agora enfrenta Hortolândia na semifinal. Por fim, o Sub21 está em segundo lugar e já está matematicamente classificado para a fase final.
A equipe adulta foi a única equipe que já encerrou sua participação na LMB. Após terminar em terceiro lugar na fase regular e conquistar uma vaga para a semi, Cosmópolis cruzou com a fortíssima equipe da Uniararas. A universidade é bastante reconhecida no basquete da região por possuir um consolidado programa de bolsa atleta. Os jogadores que se destacam em seus clubes são convidados a cursarem a graduação (ou pós graduação) com 100% de gratuidade e, como contrapartida, participam das ligas da região. Inclusive, o ala Emanuel Elias, formado nas categorias de base dos Blue Wings, faz parte do elenco ararense.
A batalha de Davi contra Golias foi em melhor de três. No primeiro jogo em Araras, os favoritos venceram por 25 pontos. A segunda partida foi no CAMP Cosmópolis, casa dos Blue Wings, e os presentes puderam acompanhar um grande duelo de basquete. Após um primeiro quarto super equilibrado, a Uniararas saiu na frente por apenas 2 pontos. No segundo e terceiro quarto, parecia que o favoritismo ararense ia se repetir após a vantagem pular para 21 pontos. Porém, com muita determinação e empurrados pela torcida, a diferença foi pulverizada para apenas 4 pontos, faltando 2 minutos e meio para o final do jogo. Infelizmente, após alguns erros ofensivos, a Uniararas puxou dois contra-ataques e finalizou vencendo por 9 pontos. Embora o término não foi o esperado, o sentimento de dever cumprido era claro e refletido na interação da torcida com os atletas.
Escolinha de iniciação
Sem dúvidas, um dos grandes destaques do ano no basquete é a alta participação de novos atletas nas escolinhas de iniciação. Os treinos acontecem na Secretaria de Cultura de Cosmópolis, antigo Grêmio Estudantil, localizado na Rua Santa Gertrudes, 254 – Sericicultura, todas as segundas e quartas-feiras. Para alunos até 12 anos, o horário é das 18 às 19h e, acima de 12, é entre 19 e 20h. O professor responsável é João Paulo Nakayama.
Para mais informações, entrar em contato com nossa conta no Instagram @aacbluewings.