Cosmópolis confirma mais uma morte e UTI chega a 100%

De ontem para hoje, aumentaram mais 102 casos da doença

Na tarde de hoje (16), o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus confirmou mais um óbito por Covid-19 em Cosmópolis. Este já é o 64º caso desde o início da pandemia.

 

64º caso

Paciente do sexo feminino, 63 anos, apresentou, no dia 26 de fevereiro de 2021, febre, tosse, dispneia, desconforto respiratório, diminuição da saturação de oxigênio, diarreia, fadiga, dor de cabeça, perda de olfato e paladar.

Paciente foi internada no HSCMC (Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cosmópolis) no dia 05/03. Foi realizada coleta de swab com resultado positivo para SARS-CoV, que evoluiu para óbito no dia 12 de março de 2021.

 

UTI 100%

Ainda de acordo com o Boletim de Monitoramento COVID-19, divulgado hoje (16), consta ocupação de 100% da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de COVID-19 no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cosmópolis. Já os leitos clínicos de COVID-19 estão com ocupação de 45%.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Misericórdia de Cosmópolis, “atualmente, pelo contrato vigente com a Prefeitura de Cosmópolis, temos 20 leitos de enfermaria para Covid-19 pelo sistema de saúde SUS.

Leitos de UTI, são 5: sendo 2 para Covid-19 e 3 para atendimento clínico.

Pacientes internados com Covid-19, tanto na enfermaria, bem como na UTI, variam dia a dia, assim sempre deve ser consultada sobre vagas direto na Santa Casa, tanto na enfermaria quanto na UTI.

Quando ocorrer de não termos mais vagas, esses pacientes são colocados à disposição do CROSS, que é a Central de Regulação de Vagas do Serviço de Saúde do Estado. Esse sistema tem como objetivo a distribuição adequada dos pacientes para as vagas de atendimento nas áreas hospitalar e UTI; cabe ao CROSS indicar para qual hospital o paciente deve ser encaminhado”.

No Boletim, já são 3490 casos de infectados, sendo 3147 curados e 271 pessoas em tratamento domiciliar, além de 181 pessoas que aguardam resultado.

 

Medidas de prevenção

A Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus reforça que todos sigam as orientações do uso de máscara, higienização das mãos sempre que possível, distanciamento social e evitar aglomerações.