Cosmópolis decreta estado de emergência em Saúde por dengue

A Prefeitura de Cosmópolis decretou, na sexta-feira (15), situação de emergência na cidade em virtude do aumento dos casos de dengue

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Cosmópolis já tem registrados 228 casos confirmados da doença e nenhum óbito. Com o decreto de emergência, o município garante mais agilidade e flexibilidade nas medidas de combate à dengue, como compras de insumos, medicamentos e contratações de profissionais da área.

Ações emergenciais na cidade

Desde janeiro, Cosmópolis tem intensificado as ações diárias de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, Chikungunya e Zika, com as realizações de mutirões estratégicos em bairros, ações educativas sobre a dengue, alertas aos moradores e empresários, ampliando as fiscalizações e cuidando da limpeza urbana. Já nesta semana, para intensificar as medidas de combate, será aplicado o ‘fumacê’, nome popular do inseticida de ultrabaixo volume (UBV).

A ação acontece na sexta-feira (22), das 6h às 8h, nos bairros Jardim Alvorada, Parque Residencial das Andorinhas, Conjunto Habitacional 30 de Novembro. No sábado (23), no mesmo horário, Parque San Giovani, Jardim de Lourdes, Parque São Pedro, Zona Industrial – I Andorinhas. As ações em outros bairros e datas serão divulgadas em breve.

A seleção dos bairros leva em conta o número de casos confirmados e notificados da doença. Os moradores serão avisados antecipadamente por meio de carro de som. Se possível, os moradores devem deixar portas e janelas abertas, protegendo animais e alimentos. É importante permanecer dentro de casa, para evitar intoxicação.

A Prefeitura reforça pedido de colaboração para toda a população, no sentido de receber os agentes municipais, que estarão devidamente identificados e uniformizados.

A dengue somente é prevenida com a união e apoio de todos. Faça a sua parte contra a Dengue!

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis