Cosmópolis está infestado por escorpiões? Entenda o que realmente está acontecendo

Em diversas redes sociais está sendo divulgado que o número de escorpiões, em Cosmópolis, está aumentando e que a cidade está passando por uma infestação do mesmo. Entretanto, o Supervisor de Combate a Endemias de Cosmópolis garante que o clima nesta época do ano é mais propício ao aparecimento de insetos e animais peçonhentos, devido aos dias quentes e úmidos. “É completamente normal”, explica Edimar Lopes de Almeida. Os escorpiões se escondem em entulhos, lixos e sujeira; e também são encontrados no esgoto”, diz.
“O número de escorpiões no município é controlado devido ao trabalho que fazemos nos bueiros, diminuindo as baratas; como o escorpião se alimenta da barata, ele acaba ficando sem alimento. Quanto menos barata, menos escorpião”, esclarece.

Veneno e Soro
O veneno do escorpião pode ser fatal ou não, varia muito da resistência de pessoa para pessoa. “Em geral, um adulto resiste mais pelo peso corporal comparado à dosagem do veneno do escorpião. Tem pessoa que toma picada de escorpião e, às vezes, quase não sente dor. Vai de organismo para organismo, mas, a maioria das pessoas precisa ir ao médico e ficar em observação. Caso a reação alérgica persista, é necessário ir para o Centro de Referência, que para nossa região é a UNICAMP, onde é disponibilizado o soro antiescorpiônico. O soro em questão é utilizado apenas em alguns casos, vale ressaltar que, apenas 5% das vítimas necessitam do soro”, explica.

Prevenção
É importante saber:
– Escorpiões não atacam, eles se defendem caso se sintam ameaçados;
– Mantenha ralos fechados;
– Vede tampas de esgoto que se encontram dentro da residência;
– Feche frestas de portas;
– Afaste da parede berços e camas;
– Não deixe a roupa de cama tocar no chão;
– Tome cuidado com cortinas que ficam no chão e toalhas. “É importante sacudi-las, visto que eles ficam agarrados nelas também”;
– Verifique os sapatos antes de colocá-los;
– Os escorpiões não morrem com inseticida, por isso, é importante trabalhar a prevenção.

Caso veja algum escorpião, não é necessário matá-lo. “Com cuidado, coloque alguma caixa em cima dele e ligue para a Vigilância Sanitária (Zoonose)”, diz.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que, em caso de acidentes com escorpião, a vítima deve procurar o Pronto Socorro local. Somente lá é possível classificar o grau e fazer o encaminhamento correto. O município apenas faz a intervenção e, se necessário, encaminha o caso para a Unicamp após a classificação da picada.
Qualquer problema com esse ou qualquer tipo de praga, é importante recorrer à UVZ – Unidade de Vigilância de Zoonose – 3812 3160 / 3812 4373.

Edimar Lopes de Almeida é
Supervisor de Combate às Endemias