Sinalização foi instalada para promover os destinos e valorizar o turismo regional
Em um esforço conjunto para fortalecer o turismo regional, Cosmópolis recebeu recentemente o totem do Programa de Sinalização Turística do Estado de São Paulo. Essa iniciativa faz parte do trabalho de Regionalização do Turismo, uma exigência tanto da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo quanto do Ministério do Turismo.
Em 2017, a Secretaria convocou os municípios que compunham a antiga Região Turística Café e Flores para reorganizar a região após a saída de Holambra. Surgiu assim a Região Turística Trilhos e Trilhas da Baixa Mogiana, composta por 11 municípios: Artur Nogueira, Conchal, Cordeirópolis, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Estiva Gerbi, Itapira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Paulínia e Santo Antônio de Posse.
Na placa instalada ao lado da Igreja Matriz Santa Gertrudes, no centro da cidade, destaca-se o nome do município, a região turística e um ícone representativo, refletindo a identidade única de cada local. Além disso, um QR Code direciona os visitantes para a página promocional da região, proporcionando acesso a informações turísticas detalhadas.
Sebastião Zoli Júnior, titular como Interlocutor Regional, destaca a importância da sinalização para promover os destinos e valorizar o turismo regional. “Falamos pelos 11 municípios com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e com o Ministério do Turismo, buscando fortalecer nossos atrativos e consolidar nossa região como um destino turístico de destaque.”
A placa não apenas marca a união dos municípios sob a nova nomenclatura, mas também reforça o compromisso com a promoção do turismo local. Com o totem, Cosmópolis adiciona mais um elemento visual que convida os munícipes e visitantes a explorar as riquezas culturais e naturais da Região Turística Trilhos e Trilhas da Baixa Mogiana.