Cosmópolis inicia a vacinação infantil contra a Covid-19

Por enquanto, a vacinação é direcionada às crianças entre 5 a 11 anos de idade portadoras de comorbidades

Começou hoje, segunda-feira, dia 17 de janeiro de 2022, a vacinação contra a Covid-19 direcionada às crianças de 5 a 11 anos de idade. Por enquanto, a vacinação atende apenas às crianças da faixa que possuem comorbidades. São elas: Diabetes Melitus, pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com LOA e/ou comorbidade, Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Volvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Anemia falciforme, Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, Arritmias Cardíacas, Cardiopatias congênita no adulto, Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, Talessemia, Síndrome de Down, Doença cerebrovascular, Doença renal crônica, crianças imunossuprimidas, portadores de HIV, portadores de obesidade mórbida e cirrose hepática. Também estão na lista de prioridade, crianças de comunidades indígenas e quilombolas.

Para que a vacinação ocorra, a criança precisa estar acompanhada de um responsável, ou munida do Termo de Assentimento Livre e Esclarecido.

As primeiras crianças vacinadas na cidade foram as gêmeas Giovana e Tamires Santana, portadoras de Síndrome de Down, que receberam as doses da vacina produzida pela farmacêutica Pfizer.

Foi realizada uma pequena cerimônia que antecedeu a aplicação das doses. Nela, esteve presente o Prefeito Júnior Felisbino, que proferiu algumas palavras na ocasião, ressaltando a importância da vacinação nas crianças, ainda mais num período de avanço da variante ômicron.

“Acho importante os pais terem a segurança. O que salvou o Brasil até agora foi a vacina, é um gesto de generosidade, de amor ao próximo… Não podemos, enquanto adultos, já imunizados, deixar que nossas crianças não fiquem. Então é muito importante todos se vacinarem”, disse o Prefeito. Vale ressaltar que a vacina da Pfizer já foi devidamente aprovada e declarada segura, em análise técnica feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA.

Sobre uma possível exigência do comprovante de vacinação nas escolas públicas da rede municipal, o Prefeito disse que tal possibilidade ainda não existe, mas que pode ser avaliada pelas comissões de saúde e de educação.

A vacinação das crianças ocorrerá exclusivamente no Posto de Vacinação Covid-19, localizado na Avenida da Saudade, 1121, Jardim Campos Salles, somente no formato presencial.