Cosmópolis não tem nenhum caso confirmado de H1N1

Já não bastassem os surtos causados pelo aedes aegypti, eis que ressurge mais uma preocupação nacional: o vírus influenza H1N1, que volta a assombrar, principalmente, o estado de São Paulo.
Segundo dados do Secretaria Estadual de Saúde, somente este ano, até o dia 22 de março, foram registrados 324 casos confirmados do vírus no estado de São Paulo, com 42 mortes, sendo que o ano inteiro de 2015 registrou 342 casos de H1N1, com 65 óbitos.

Os sintomas do vírus são muito parecidos com os de uma gripe comum: dores de cabeça e no corpo, tosse, inflamação de garganta, coriza, nariz entupido, calafrios, fadiga, e até mesmo diarréia e vômito. Porém, o sintoma que mais se destaca nesses casos é a febre alta.

De acordo com a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cosmópolis, enfermeira Iara Shinkai, neste ano, não foi registrado nenhum caso da doença no município. Segundo ela, todas as pessoas que apresentarem os sintomas do H1N1 serão tratadas com medicamento disponível na Farmácia Municipal e no hospital local (para os casos atendidos no Pronto Socorro à noite, fins de semana e feriados).
“Há municípios no estado de São Paulo que já têm casos confirmados do vírus influenza H1N1 que estão realizando campanhas de vacinação nos postos de saúde. Na capital e na Grande São Paulo, a campanha começará no dia 11 de abril. Em Cosmópolis e nas cidades da região de Campinas, a campanha de vacinação gratuita terá início no dia 30 de abril e se estenderá até 20 de maio, para os grupos de risco preconizados pelo Ministério da Saúde, que são: crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade; gestantes em qualquer idade gestacional; idosos maiores de 60 anos; profissionais da saúde e pessoas com doenças crônicas, como asma, tuberculose, problemas cardíacos, renais, hepáticos e outros”, informa a coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Aliada das estratégias de vacinação, é de grande importância a adoção de medidas que evitam a transmissão da influenza e outras doenças respiratórias, como: frequente lavagem das mãos, principalmente, antes de consumir alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza; evitar sair de casa em período de transmissão da doença; evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados); adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos, orientar o afastamento temporário (trabalho, escola etc.) até 24 horas após cessar a febre.

Em Cosmópolis, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão disponibilizando a vacina durante a campanha. Para ser considerada imunizada, a pessoa deve receber a vacina todos os anos, porque o vírus sofre mutação a cada ano.

Os postos de vacinação da cidade serão: U.B.S. Jardim de Fáveri; U.B.S. Dr. Campos Salles “Integrado”; U.B.S./P.S.F Andorinhas; U.B.S. Centro de Saúde II; U.B.S./P.S.F Pq. Ester I; U.B.S./P.S.F Cosmópolis I; Posto Comunitário Nosso Teto; U.B.S./P.S.F Chico Mendes; U.B.S./P.S.F Beto Spana; e U.B.S./P.S.F – Vila Cosmo.

Iara Shinkai Enfermeira e Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de São Paulo

Iara Shinkai
Enfermeira e Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de São Paulo