Cosmópolis participa do projeto CPFL nas Escolas

A partir de agosto, alunos vão receber orientações em sala de aula e na Carreta-Escola da companhia, que começa a circular pelo interior de São Paulo

A partir de agosto, os estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de escolas selecionadas do município de Cosmópolis vão poder aprender desde cedo como usar a energia elétrica de forma eficiente e segura, na nova fase do projeto CPFL nas Escolas, desenvolvido pela CPFL Paulista, que irá até setembro de 2020.

A iniciativa, que promove a formação de professores e uma série de divertidas atividades extracurriculares para alunos de escolas públicas, municipais e particulares, demonstra o compromisso da companhia com a ampla educação dos estudantes de suas áreas de concessão.

Em um primeiro momento, os docentes das escolas participantes receberam treinamento específico por meio de material didático. Eles serão os grandes responsáveis pela disseminação do conhecimento entre os estudantes e foram capacitados para abordarem temas como eficiência energética, consumo consciente e segurança no convívio com as redes de energia. Tudo de maneira prática e dinâmica, com desafios apresentados por meio de redes sociais e prêmios para quem for mais rápido e assertivo nas respostas.

Além das atividades ministradas em sala de aula, as distribuidoras da CPFL Energia vão disponibilizar para os alunos a Unidade Móvel de Ensino, uma grande carreta-escola onde os jovens irão explorar o universo da energia, através de jogos e desafios com foco na utilização da energia elétrica de maneira consciente e segura.

A empresa desenvolveu ainda um aplicativo chamado “CPFL: ENERGIA EM JOGO”, aberto para todos os clientes, com o objetivo de ensinar boas práticas de consumo energético e ajudar a população a economizar energia. Por meio do app, os alunos do “CPFL nas Escolas“ participarão de um concurso em que terão que informar os hábitos de consumo na sua casa, e também vão aprender a ler e entender a conta de luz. As oito famílias que reduzirem mais o consumo de energia serão premiadas.

“O objetivo da ação é engajar a população no debate sobre a importância dos recursos naturais e do consumo consciente de energia elétrica, a fim de contribuir para a mudança de hábitos e comportamento das comunidades, promovendo o uso racional dos recursos”, explica o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Felipe Henrique Zaia.

Além de todas as ações, a companhia construiu um site completo (www.cpflnasescolas.com.br) com materiais didáticos digitais, em que será possível acompanhar o andamento do projeto nas escolas.

Programa de Eficiência Energética

Aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), dentro do Programa de Eficiência Energética das distribuidoras, o CPFL nas Escolas já passou por 63 municípios com impacto em mais de 150 mil alunos e 4,5 mil professores, em 950 instituições de ensino. Até o final da nova rodada, que vai de agosto de 2019 a setembro de 2020, o projeto vai contar com a participação de 400 escolas, 1,3 mil professores e 45 mil alunos, em 38 cidades da área de concessão da CPFL Paulista e da CPFL Santa Cruz.

A CPFL Energia investiu, em 2018, cerca de R$ 67,6 milhões em projetos de eficiência energética nas cidades de sua área de atuação, conforme aprovado pela ANEEL. Com o investimento, os projetos pouparam cerca de 29 mil MWh, energia suficiente para abastecer, aproximadamente, 12 mil clientes residenciais por um ano.

Serviço:

Carreta-Escola da CPFL Energia:

Cosmópolis

Data: 12 a 15 de agosto

Horário: Das 9h às 16h30

Local: Praça John Kennedy – Centro

 

Lista de Escolas:

EMEB Cecília Meireles
EMEB Doutor Luiz Nicolau Nolandi
EMEB Doutor Moacir Amaral
EMEB Educador Paulo Freire
EMEB Estudante Ximena Coelho Pereira
EMEB Professor Felício Marmo
EMEB Professor Fernando José Bertazzo
EMEB Professor Florestan Fernandes
EMEB Professora Odila Amaral Böttcher
EMEB Rodrigo Octavio Langaard Menezes