Cosmópolis realiza mutirões de conscientização contra a Dengue para combater o aumento de casos da doença na cidade

Janeiro contou com 13 casos positivos de Dengue; já em fevereiro, o número saltou para 49 casos testados como positivo

 

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Unidade de Vigilância de Zoonoses e Ambiental, realizou, no último sábado (24), o mutirão Dia D contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya, dentre outras doenças.

As ações aconteceram nos bairros Parque Dona Esther, Jardim do Sol, Conjunto Habitacional Vila Cosmo e Jardim Cosmopolitano, onde os agentes de combate a endemias inspecionaram residências, eliminaram locais que continham água parada e alertaram aos moradores sobre a necessidade de manterem-se atentos aos cuidados preventivos ao combate à proliferação do mosquito. A prevenção é a forma mais eficiente de impedir que o mosquito Aedes aegypti se espalhe na cidade.

Proliferação da doença

A Prefeitura tem realizado mutirões de limpeza em bairros com maior incidência de casos, buscando eliminar possíveis focos do Aedes aegypti, para que o número de casos seja diminuído e a população conscientizada. De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Cosmópolis, o aumento de casos foi significativo em comparação com o mês anterior. Janeiro contou com 13 casos positivos de Dengue; já em fevereiro, o número saltou para 49 casos testados como positivo.

Cuidados para evitar a proliferação da doença 

Para prevenir uma epidemia de Dengue na cidade, é crucial a colaboração entre as autoridades e os cidadãos. A conscientização da comunidade se torna necessária em um momento como este. Ações educativas têm o objetivo de sensibilizar a população sobre a necessidade de manter o ambiente livre de criadouros do mosquito transmissor.

Atitudes simples como eliminar copos plásticos, tampas de refrigerantes, embalagens abertas que podem acumular água ajudam no combate à proliferação da doença. Pneus e piscinas que não estiverem em uso podem ser cobertos para evitar a proliferação dos mosquitos. Ao adotar medidas simples, porém eficazes, é possível erradicar os focos do mosquito e proteger a saúde de toda a comunidade.