Cosmópolis recebe fiscalização de combate à Embriaguez no volante

Aconteceu, na tarde de sábado (29), em Cosmópolis, a operação Direção Segura.

A fiscalização foi realizada na entrada da cidade, ao lado do Ginásio Municipal de Esportes.

A operação, inédita no município, contou com a participação de Agentes do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Polícia Civil, Polícia Militar, Instituto Médico Legal (IML) e Guarda Municipal.

Os motoristas, que vinham pela Rodovia Professor Zeferino Vaz, SP 332, e adentravam para a cidade através da saída do Km 129, já avistavam a fiscalização.

A rotatória, existente no local, foi fechada e o motorista era conduzido ao local do bloqueio.

Viaturas da Romu também foram utilizadas na Operação

Os motoristas eram levados para entrar em um corredor, demarcado por cones, onde funcionários do Detran realizavam o exame com o Etilômetro (Bafômetro). Esse primeiro teste, chamado de Passivo, constatava apenas se o motorista estava apresentando graduação alcoólica acima do permitido em Lei.

Se o motorista apresentasse um volume de álcool acima do permitido, ele era conduzido até a base móvel da PM para a realização de outro teste.

Na base móvel da PM, o motorista realizava o exame Ativo. Neste exame, a graduação alcoólica era registrada em uma impressora, através de um equipamento aferido pelo Inmetro. No resultado, ficava registrada a hora do exame, o número do equipamento e também a graduação alcoólica do motorista.

Caso o motorista apresentasse valor acima do permitido em Lei, uma multa por embriaguez era registrada, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida e o veículo era liberado para um motorista habilitado. O motorista deveria se apresentar em tempo hábil e também passava pelo exame do Etilômetro para poder retirar o veículo.

Caso o motorista se recusasse a realizar o exame, ele era conduzido a uma base móvel da Polícia Militar, onde a multa era lavrada e o condutor encaminhado à Polícia Civil.

Equipe do Instituto Médico Legal (IML), que era responsável pelo Exame Clínico e também pela coleta de amostra de sangue

O motorista também poderia se recusar a fazer o exame do Etilômetro, mas deveria aceitar a realização do exame de sangue. No caso da realização do Exame de Sangue, o motorista era levado até a base móvel do Instituto Médico Legal (IML).

No IML, um médico legista realizava o exame clínico e também a coleta de uma amostra de sangue. Essa amostra passará por exames laboratoriais, que comprovarão a dosagem alcoólica do motorista.

Ao todo, durante toda a operação, mais de cento e vinte motoristas passaram pelo exame passivo, a primeira fase da fiscalização. Desses, treze motoristas foram conduzidos ao Exame Ativo, na Base Operacional da PM.

No total, três motoristas foram conduzidos ao Plantão Policial, da Delegacia local.

Os três motoristas, que foram conduzidos ao Plantão Policial, vão responder ao Inquérito Policial pelo crime de Embriaguez ao Volante.

O Delegado Titular de Cosmópolis, Dr. Fernando Fincatti Periolo, esteve presente durante toda a operação.

O Comandante da GM, Reinaldo Falcão, também comandou o trabalho da GM.

Pelo IML, quem realizava os exames era o Dr. Mardegan.

Além do inquérito, os motoristas pagarão multas, no valor R$ 2.934,70.

A operação foi encerrada na cidade por volta das 17h.