Cosmópolis registra temperatura de -0,3º às 7h da manhã de sexta-feira (30)

Às 20h de quinta-feira (29), o registro era de 4,9º e depois foi entrando em queda. Às 8h, passou a ter uma leve elevação, registrando 1,2º

A temperatura de -0,3o foi registrada na manhã desta sexta-feira (30), na estação meteorológica do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO) que fica instalada na região da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto de Cosmópolis, no bairro Nosso Teto.

Às 20h de quinta-feira (29), o registro era de 4,9o e foi entrando em queda, chegando à mínima de  -0,3o às 7h da manhã de sexta-feira (30). Às 8h, passou a ter uma leve elevação, registrando 1,2o.

Várias imagens da geada estão circulando nas redes sociais da população cosmopolense. Uma delas é o vídeo feito pela equipe da Polícia Municipal, por volta de 5h30/6h da manhã, na sede localizada na Rua Otto Herbst, próxima ao Ribeirão Três Barras, ao lado da EMEP Milton Frungilo e do CRTC, mostrando os carros da Corporação cobertos de camadas de gelo. “E o pessoal ainda pensou que não ia fazer frio…”, comenta o GM Teodoro, que fez o vídeo.

Hendrix Marshal Maia

O GM Hendrix Marshall Maia fez imagem de seu carro, que também estava estacionado na sede da Base Operacional da Guarda Municipal. “Nunca havia sentido um frio desta maneira. Também nunca tinha visto gelo se formando sobre veículos. Fiz o registro desta imagem às 6h da manhã”, esclareceu Hendrix.

 

 

 

Thaís Fernandes Morgado e Paçoca

A Professora de Inglês Particular, Thaís Fernandes Morgado, moradora do bairro Souza Queiroz, postou um print de seu celular, mostrando a temperatura com sensação térmica de 2º às 7h04 da manhã. Segundo ela, “não dá pra acreditar que vivo num país tropical, que tem sensação térmica de 2 graus. A última vez que senti um frio desses foi no outono do Canadá”.

Thaís ainda acrescenta que “quando viajei para o Canadá e até para o Peru, que também é um país frio, eu passei este frio com temperatura de 3 até 2 graus, mas, é diferente… Aqui no Brasil, não estamos preparados para receber o frio. As casas não têm calefação e sistema de aquecimento. Então, dentro de casa, acaba ficando mais frio do que lá fora. No Canadá e até em outros países, como os Estados Unidos, é o contrário, sentimos frio lá fora, mas, quando saímos, estamos bem agasalhados. Lá, dentro de casa, usamos camiseta e não sentimos frio, o ambiente é aquecido. Toda água de torneira é quente também e o chuveiro tem aquecimento a gás. Diferente daqui, que abrimos a torneira do chuveiro bem pouco pra água vir mais quente; às vezes, até queima a resistência…”

Temperatura em queda e chuva

Segundo reportagem divulgada e cedida pelo portal ‘RMC Notícias’, “Cosmópolis registrou a temperatura de 2,1o, às 7h de quinta-feira (29). Na região, Paulínia registrou 5,2o e Artur Nogueira 3,8o, no mesmo horário.

A queda de temperatura expressiva se deve a chegada de uma massa de ar frio, que vem avançando do sul do país. Durante a noite de quinta-feira, diversas cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul registraram a ocorrência de neve.

As temperaturas devem permanecer baixas em toda a região até o fim de semana, quando a ação dessa massa de ar frio diminui.

Na quarta-feira (28), a região também registrou a queda de chuva, que há muito tempo não ocorria nas cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Em Cosmópolis, foram registrados 14mm de chuva.

CIIAGRO

O Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO) foi criado em 1988 com a finalidade de disponibilizar informações e aconselhamento às atividades agrícolas com base nos parâmetros agrometeorológicos e previsão do tempo.

Diariamente, os dados meteorológicos, através de um sistema web, são incorporados ao banco de dados, composto por 146 localidades ou pontos de coleta. Os principais dados inseridos são a temperaturas máxima e mínima do ar e precipitação diária.

Em Cosmópolis, a estação do CIIAGRO está instalada próxima a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)”.

Veja vídeo:

 

Imagens cedidas