Cosmópolis tem campanha de vacinação antirrábica

A campanha de vacinação antirrábica de Cosmópolis tem início nesta sexta-feira (1) e ocorrerá até o dia 30 de Setembro. As aplicações das vacinas serão feitas todas as sextas-feiras e aos sábados. O intuito é vacinar cães e gatos do município, evitando que o vírus da raiva se propague. Apesar de não haver indícios do vírus na cidade, é de extrema importância levar seu animal para receber a vacina.
A partir do terceiro mês de vida do animal, ele já pode ser vacinado. O Médico Veterinário, Sidnei de Queiroz, da Vigilância em Saúde de Cosmópolis, explica a importância da vacinação no animal. “É importante que todas as pessoas levem seus animais para vacinar, para não terem problemas futuros e protegerem o animal de possíveis infecções”. A vacina funciona como uma barreira contra o vírus.

Dr. Sidnei de Queiroz
Médico Veterinário
Vigilância em Saúde
CRMV-SP 4108

O vírus da raiva é mortal, tanto para o ser humano como para o próprio animal. Na maioria dos casos, o vírus é transmitido através da mordida do animal. Mas, é valido lembrar que, quando a doença está em seu estado inicial, a transmissão pode ser evitada. “Ao ser mordido pelo animal, lave bem a ferida e procure um centro médico, onde o profissional de saúde irá orientá-lo sobre o que deve ser feito em seguida”, destaca Sidnei.
Para a transmissão acontecer, o nível da doença deve estar em fase de viremia, estado avançado, ou seja, a transmissibilidade do vírus através da saliva do animal. Os animais devem tomar vacinas anualmente. Hoje, o grande vilão da raiva é morcego. Ele é infectado e pode passar o vírus para o animal doméstico.
Os animais que estão supostamente infectados devem ficar sob observação. “Não deve ser mudado nada na rotina do animal, exceto, mantê-los presos, pois, o vírus da raiva não tem cura”, reforça Sidnei. Se há possível desconfiança de que o animal possa estar infectado, dentro de 10 dias, os sintomas serão manifestados.