Cosmópolis terá polo de universidade virtual com cursos gratuitos

Os vereadores Eliane Lacerda e José Passos, mais conhecido como “Zezinho da Farmácia”, ambos do Partido Verde (PV), anunciaram recentemente que Cosmópolis foi escolhida para ter um polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).
A indicação do município junto à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação foi feita pelo deputado estadual Chico Sardelli (PV). Os municípios de interesse, assim como Cosmópolis, entregaram uma carta de intenção e, em seguida, Cosmópolis foi selecionada.
De acordo com os vereadores, os cursos serão gratuitos e serão oferecidos quatro opções no município. “Os cursos são pedagogia, licenciatura em matemática, engenharia de produção e engenharia de computação. Pretendemos começar com quatro cursos para depois aumentar para mais outros dois”, esclarece Zezinho.
Os professores dos cursos são da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e também do Centro Paula Souza (CPS).
Para cada curso, serão oferecidas 50 vagas, com aulas presenciais a cada 15 dias. “O polo funcionará de segunda a sexta-feira, no período noturno”, explica Eliane.
O local para o pólo da UNIVESP ainda está sendo analisado pela Prefeitura de Cosmópolis, que deve disponibilizar uma estrutura que tenha acessibilidade, secretaria e laboratórios de computação. “A princípio, nós temos duas opções, a EMEF Educador Paulo Freire e a EMEB Milton Frungilo. Temos que ter uma unidade que consiga se adequar a esses requisitos”, informou Eliane Lacerda.
A universidade é uma parceria entre o Estado e o Município, ou seja, o estado disponibiliza a parte acadêmica e a prefeitura, a estrutura do pólo.
Para trazer o pólo para Cosmópolis, Zezinho esclarece que tentou reforçar a importância de um ensino de qualidade para a cidade. “Tentamos chamar a atenção para a questão de não termos uma universidade pública e queremos trazer isso para que haja formações de qualidade para a população”.
De acordo com Eliane, o único custo que a universidade terá será a inscrição do vestibular no valor de R$ 40,00, que deve ser realizado na cidade. “Esperamos realizar o vestibular no começo do ano e, em fevereiro, já ter o início das aulas”.
Os vereadores ressaltam que estão trazendo uma oportunidade para todos interessados da cidade. “Existem vantagens com a vinda dessa faculdade como, por exemplo, a economia de gastos e tempo, pois a faculdade será gratuita e também terá economia no tempo de deslocamento até a faculdade. Esperamos contribuir para a melhoria do ensino do município”.