CRAS organiza palestras sobre a prevenção do câncer de mama

Saindo da Rua Santo Rizzo, subindo o morro pela Amphilophio de Mello Albuquerque, nos deparamos à direita com o antigo Barracão do Saraiva, que também era o ponto de encontro da comunidade do Recanto Novo Cosmópolis e bairros vizinhos. Hoje, o barracão pintado de rosa é o ponto de convergência para as famílias atendidas pelos programas assistenciais da Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria de Promoção Social.
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Novo Cosmópolis) atende cerca de 63 famílias do Programa Viva Leite. Mas na tarde de quinta-feira, 17, essas famílias foram convidadas para ouvirem sobre a prevenção do câncer de mama, sobre a importância do autoexame, e também sobre elevar a autoestima quando se sabe que a doença chegou sem avisar.
“Para nós, é o evento mais importante do ano”, explica a coordenadora do CRAS, Patrícia Furlan de Oliveira. “Pensamos em trazer um depoimento de alguém que foi salva pelo autoexame, como no caso da nossa palestrante Maísa Bertazzo, da Casa Dia, uma clínica de recuperação para dependentes químicos”, completa Patricia.
A Assistente Social, Maísa Bertazzo (45), contou em sua palestra que o autoexame salvou a sua vida. Segundo ela, a detecção se deu após 7 meses que tinha feito a mamografia, em 2018. Ela já tinha um caso de morte na família por câncer de mama e, por isso, redobrou a atenção. “Eu venci o câncer porque o identifiquei no momento certo. Minha irmã não teve a mesma sorte”, desabafa. Para Maísa, em vez de as pessoas pensarem que vão morrer diante de uma situação como ela vivenciou, devem, ao contrário, respirar, e dizer bem alto “Eu vou vencer”.
Além do depoimento emocionante de Maísa Bertazzo, houve sorteio de camisetas com o tema Outubro Rosa, uma demonstração de como fazer o autoexame feita pela psicóloga do CRAS, Lia Helena e, também, a explanação sobre o funcionamento do Concurso Outubro Rosa que pretende premiar autores e autoras de histórias sobre a convivência com o câncer de mama.
Idealizado pela fotógrafa Jéssica Giovanonni e pela maquiadora Pâmela Daniela Pereira, o concurso vai disponibilizar um ensaio fotográfico com maquiagem gratuitamente para quem vencer o concurso. “A ideia do Projeto Encontre sua Luz é elevar a autoestima das pessoas e o concurso é a primeira atividade do Projeto”, disse a fotógrafa Jéssica Giovanonni, que explica que as inscrições serão feitas exclusivamente pelo email encontresualuz@gmail.com até o dia 28 de outubro.