Cresce o número de animais com tosse no inverno

A gripe canina, também chamada de tosse dos canis, é causada pelo vírus da Parainfluenzae e pela bactéria Bordetella, que tem afetado diversos animais de Cosmópolis. Segundo o veterinário Adriano Coghi Poletti, desde o começo do inverno, foram diagnosticados mais de 40 casos de animais com tosse. “Muitos proprietários acham que é um engasgo de algo que comeu, mas não; é uma tosse canina”.
Adriano explica que, no inverno, existe um aumento de doenças caninas devido ao tempo seco desta estação. “Esta época do ano, por conta do tempo seco, da poeira e da friagem, faz com que os cachorros tenham um aumento nos quadros alérgicos”.
A tosse dos canis é transmitida por meio de vírus pelo ar, secreções respiratórias com o cão infectado e objetos contaminados, como bebedouros.
Os cães que têm acesso às ruas, idosos, filhotes, desnutridos e também cães que não estão com a vacinação em dia, são mais propensos a terem tosse. “Não existe uma raça predisposta a ter sempre essas doenças, mas sim, animais imuno suprimidos”, esclarece.
A tosse dos canis, geralmente, começa com uma traqueíte, fazendo com que o animal tussa bastante. Se não tratado, pode evoluir para um quadro de pneumonia. “A traqueíte nada mais é do que uma inflamação da traqueia, que pode se desenvolver e causar até uma pneumonia”.
Segundo Adriano, a tosse dos canis irá causar alguns sintomas, como febre, coriza e tosse, que, muitas vezes, é confundida com um engasgo. “A tosse, geralmente, se agrava à noite e muitas pessoas acham que o animal está engasgado por estar tossindo muito, mas não; é uma tosse”.

Adriano Coghi Poletti
Médico Veterinário
Clínica Vila Bicho
Fone: (19) 3882-3422

Os cães idosos e filhotes devem ter atenção redobrada, pois, apresentam imunidade comprometida. “O animal juvenil e adulto, geralmente, se recupera bem mais rápido, ficando, no máximo, dois a três dias doente. Já o filhote e o idoso demoram um pouco mais para se recuperarem, por terem imunidade baixa”.

Vacinação
De acordo com Adriano, a prevenção da tosse é feita através da vacina específica para a tosse dos canis. “O cachorro, quando faz a prevenção com a vacina, se protege contra os vírus. A vacinação em si é opcional, mas, como todos os anos, nessa época, terá esse mesmo surto, eu sempre recomendo que os proprietários não deixem mais como opcionais”.
Para evitar o problema, o veterinário orienta que os animais devem ser vacinados ainda filhotes. Nos mais velhos, o reforço deve ser feito anualmente.
A vacinação pode ser feita de duas maneiras, subcutânea ou intranasal.

Tratamento
O tratamento para os cães, geralmente, é feito com antibióticos, xarope e inalação prescritas pelo veterinário. “Raramente, se interna o cachorro, é como uma gripe humana, não chega a falecer. Mas, os proprietários sempre devem se atentar, pois, se não tratada, pode agravar o estado de saúde do animal”, esclarece.

Cuidados
O veterinário Adriano explica alguns cuidados que devem ser tomados com os animais no período do inverno. “É importante sempre deixar as vacinas em dia; dar uma alimentação adequada; não deixar que o animal durma ao relento e, também, não deixar o animal solto na rua”.
Os banhos, nesta época do ano, devem ser menos frequentes e o proprietário deve tomar cuidados redobrados. “Quem costuma dar banhos nos cães em casa deve tomar cuidado com a friagem”.

Alimentação
A má alimentação interfere no sistema imunológico do animal. De acordo com o veterinário, a ração deve ser de boa qualidade. “Uma ração Super Premium faz com que o imunológico do animal tenha uma boa resistência, ao contrário das rações de baixa qualidade”.

Alerta
Adriano deixa um alerta para quem tem animais de estimação. “Qualquer tosse, secreções ou febre, os proprietários dos animais devem procurar ajuda de um profissional veterinário, pois, muitas vezes, a tosse pode ser algum problema mais grave e pode acabar prejudicando a saúde do animal”, finaliza.