Cresce o número de candidatos que não comparecem às entrevistas de emprego

“Ausência na entrevista dos candidatos, é, sem dúvida, uma das maiores frustrações do dia a dia do recrutador”

Vivemos um momento de grande desemprego no Brasil, com muitas pessoas precisando trabalhar. Há pessoas em redes sociais pedindo ajuda para conseguir emprego, grupos de WhatsApp sobre emprego são criados, tudo para ajudar as pessoas a conseguirem emprego, porém, existe uma realidade difícil de acreditar, mas é a mais pura verdade.

Cada dia mais é muito grande o número de candidatos que não comparecem às entrevistas de emprego sem qualquer justificativa, simplesmente a empresa marca a entrevista e eles não comparecem. Se calcula que, em média, 50% não comparecem e não justificam a ausência. Cada dia mais, os selecionadores e recrutadores de pessoal se surpreendem com essa nova realidade.

Muitos devem se questionar: Mas se existe tanto desemprego, se a situação está tão difícil, por que as pessoas faltam quando são chamadas para entrevistas?

Existem muitas razões. Entre elas, podemos citar:

– Grande oferta de vagas para determinados perfis
Existem funções simples e propriamente é o mesmo trabalho, então existem mais possibilidades de vagas em outras empresas. O candidato avalia e se ele achar a outra empresa mais interessante, ele simplesmente não vai na entrevista marcada e aguarda a outra, e não dá qualquer justificativa para quem o chamou.

– Falta de informações mínimas sobre a vaga e o processo seletivo.
Infelizmente, quase todas as pessoas já tiveram o desprazer de participar de entrevistas para as quais jamais deveriam ter ido. Isso porque, no momento da convocação, o RH deixou de passar algumas informações, como, por exemplo: cargo, faixa salarial, pacote de benefícios, horário de trabalho, descrição das atividades, entre outros.
São muitos os recrutadores que falam que “tal informação somente será passada pessoalmente”. Alguns, na dúvida, acabam comparecendo. Porém, aqueles que já passaram por situações de decepção, já desconfiam, não comparecem e nem avisam. Isso porque acreditam ser uma cilada. Mas os candidatos se esquecem que, muitas vezes, a empresa não passa essas informações justamente porque querem ver o perfil pessoal e real do candidato e não somente ter uma análise só pelo curriculum.

– Contato frio das empresas ou consultorias
Muitos candidatos já se depararam com contatos frios e até grosseiros de determinadas empresas ou consultores, ficando em dúvida se a empresa é assim como essa pessoa que ligou. Na dúvida, não vão na entrevista e nem justificam.

– O candidato está trabalhando, não sabe como pedir para se ausentar no horário de trabalho
Existem aquelas pessoas que se candidatam para as vagas como um teste de empregabilidade. Muitas vezes, não estão tão motivadas a sair da própria empresa ou então não sabem o que dizer ao seu gestor para sair durante o expediente. Ficam na dúvida, deixam para o último minuto, faltam e muitas acabam nem avisando.

– Aceita a entrevista e só depois avalia e percebe que não vale a pena

Odair Camargo Consultor RH Headhunter / Coaching

Odair Camargo
Consultor RH
Headhunter / Coaching

Mesmo com o RH passando as informações, após desligar o telefone, o candidato reflete e percebe que é melhor não participar do processo, pois existem fatores como a distância, o trânsito, horário, salário, benefícios e questões familiares, por exemplo. Alguns ficam embaraçados de rejeitar o convite logo de cara. Isso acontece todo dia na rotina dos selecionadores.

Segundo Barbara Zanelato – Recurso Humanos em uma empresa Multinacional instalada em Limeira, “a ausência na entrevista dos candidatos, é, sem dúvida, uma das maiores frustrações do dia a dia do recrutador. Nós selecionamos os currículos, fazemos a primeira abordagem, convidamos para o processo seletivo.

A partir da confirmação de presença, bloqueamos a agenda para nos dedicarmos àquela pessoa, seja por vídeo chamada ou presencialmente. Muitas vezes, nos deslocamos para realização da entrevista em um ambiente mais acolhedor. Quando nos deparamos com o não comparecimento do candidato, perdemos toda a organização do dia e dos prazos que temos para entregar esse colaborador aos gestores.

 

Barbara Zanelatto

Barbara Zanelatto

As razões são inúmeras, como mencionadas acima. Às vezes, a falta de comunicação em simplesmente avisar que ocorreu um imprevisto naquele horário já nos preveniria de reorganizar nossa agenda, por exemplo. Falta também consciência de que aquela oportunidade, muitas vezes, te levará a outros lugares e outras vagas.

Do lado de cá, estou trabalhando para ser clara nas minhas abordagens, fazendo uma boa discrição de atividades e deixando em evidência todas as informações pertinentes para o candidato antes da confirmação da entrevista. Torcendo para que, do lado de lá, as pessoas sejam sinceras com o profissional recrutador, e tendo uma comunicação mais assertiva“.

Outra dura realidade dos candidatos para o não comparecimento à entrevista de emprego é a falta de dinheiro para o transporte, dependendo da distância de casa/emprego, eles vão a pé mesmo. Triste realidade…

Quando marcarem uma entrevista para você, é seu direito não ir, mas não deixe de previamente justificar, pode estar aí a diferença entre as portas da empresa se abrirem ou fecharem de vez as portas pra você!