Criado há três anos, CORUCO é o grupo pioneiro em corrida no município

Existente desde 2015, os Corredores de Rua de Cosmópolis (CORUCO) é fruto da junção de amantes da corrida.
O grupo que, atualmente, conta com 90 associados, reúne-se para treinar todas as quartas-feiras e domingos. Na quarta, é um treino técnico, voltado para o âmbito educativo e funcional de posturas de corrida; e, no domingo, um treino de rodagem nas ruas.
“Contamos com uma educadora física e ex-atleta, a Lorena Franco. Ela possui a função de direcionar treinos específicos para cada um de nós, de acordo com nosso preparo, além de estabelecer limites de velocidade, ajudar na resistência e postura”, explicam Luiz Felipe Memória (49) e Alexandre José Demori (47), membros e fundadores do CORUCO.

Como participar
O processo de inclusão de um novo membro no CORUCO mostra-se burocrático e formal. Para tal, o interessado deve preencher uma ficha, onde consta um termo de responsabilidade sobre sua aptidão para a prática de exercícios físicos.
O mesmo ainda é submetido a uma avaliação com a educadora física do grupo, que indicará o ritmo a ser seguido ao longo dos treinos. “Somos classificados como básico, intermediário e avançado, dentro do CORUCO, até porque uma pessoa que começou há 2 semanas não é apta para correr uma maratona, como quem treina há anos”, pondera Felipe.
Os interessados devem entrar em contato com a equipe gestora do grupo, seja por meio de redes sociais, ou comparecendo aos treinos durante as noites de quarta-feira, ora no Ginásio de Esportes, ora na quadra da EMEB Educador Paulo Freire.

Necessidades e objetivos
Como um grupo sem fins lucrativos, a busca por patrocínio mostra-se constante, principalmente, em períodos de maratonas. Atualmente, da iniciativa pública, o CORUCO possui a disponibilização da pista de corrida do Ginásio de Esportes e da quadra poliesportiva na EMEB Educador Paulo Freire.
“Mas, ainda precisamos de muita ajuda, em especial para colocarmos em prática nossos planos futuros. O primeiro deles é o projeto ‘Rua Fechada’, onde pretendemos interditar o trecho que vai da Praça do Amor ao Hospital para torná-lo um local de caminhada, ciclistas, passeios com cadeirantes, etc., como é feito todo domingo no Taquaral (Campinas)”, comenta Felipe Memória.
A ideia de iluminar a pista de caminhada do Ginásio de Esportes também faz parte da agenda de planos do grupo, visto que, muitos associados só podem praticar o exercício no período da noite. “Queremos reunir as pessoas, tirá-las do sofá e incentivá-las a praticar exercícios”, afirma Felipe.
E uma das maiores idealizações do CORUCO é trazer uma corrida de grande porte para o município. “Esperamos que aconteça, nem que demorem 20 anos”, conclui.