Crianças moradoras do Uirapuru sofrem com a dificuldade de acesso do ônibus escolar à rua

Passado o longo período de chuvas constantes, no solo, ficaram as marcas das correntes de água que descem e escoam pelas beiradas das ruas. Sendo assim, marcada por buracos e erosões, a rua José Benedito de Campos se tornou alvo de reclamações dos moradores do bairro Uirapuru em Cosmópolis.
A principal preocupação dos moradores está no transporte escolar, que passa parcialmente pela rua, com uma extensão de aproximadamente 5 quadras.
O ônibus que transporta cerca de 20 crianças, com idades de até 11 anos, percorre somente metade do caminho, fazendo, assim, com que as crianças tenham que andar a pé até o final da rua, onde residem.
Quando chove, a situação dos buracos e a segurança das crianças se agrava. Os moradores informam que, nessas condições, o ônibus nem chega a entrar na rua, obrigando as mães a enfrentarem a subida rua acima, na contramão da lama e corrente de água que descem.
O representante do bairro, Edson Cunha, conta que já fez o pedido para que o ônibus desça a rua até o fim, levando, assim, as crianças até o destino mais próximo às residências. Porém, Edson disse que o pedido foi negado pelo responsável com a justificativa de que os buracos danificariam o veículo.

Desembarcados, os alunos têm que descer a rua a pé

Mas, nem sempre foi assim. Segundo os próprios moradores, o ônibus realizava todo o trajeto, mas, com o passar do tempo e a piora nas condições da estrada, o transporte passou a fazer o retorno na metade da rua. Contudo, ainda assim, nesse ponto da estrada, os buracos são muitos e oferecem risco durante o desembarque das crianças.
O representante do bairro afirma que a máquina que realiza o serviço de regularização da estrada não passa pela rua há cerca de dois meses. Ele conta que, ao invés disso, os buracos têm sido tampados com entulhos ou saibro, também levados rua abaixo com as enxurradas.
Apesar dos buracos, Mescidi Ribeiro da Cruz, também morador da rua, afirma que muitos caminhões transitam sem problemas pelo trecho onde o ônibus não passa.
Mescidi conta, ainda, que sua esposa, Maria Alice dos Santos, de 64 anos, sofreu duas quedas no mesmo mês ao andar pela rua. “A impressão que dá é que os moradores que votam e lutam não têm valor”, finaliza Sidinho.

Moradores do final da rua esperam por melhores condições no transporte das crianças

Cunha lembra que já foi prometida, em campanha, a construção de um abrigo para que as crianças esperem o ônibus escolar. Entretanto, nenhuma obra foi iniciada.
Em nota a Assessoria da Prefeitura Municipal de Cosmópolis comunicou que “além da Calamidade Pública Financeira, a atual administração da Prefeitura Municipal de Cosmópolis também encontrou sucateado todo o maquinário da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, a Prefeitura Municipal de Cosmópolis faz todos os esforços possíveis para manter a manutenção das estradas rurais em dia.
A manutenção na rua José Benedito Campos está programada e o local receberá os devidos reparos. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos também estuda a viabilidade da instalação de um abrigo para as crianças esperarem o ônibus escolar no referido local”.