Crianças têm forte defasagem no ensino durante a pandemia

A parceria entre escola e família é fundamental para reforçar a comunicação

Parece impossível até de imaginar, mas a pandemia fez com que crianças desaprendessem muitas coisas. Nas últimas semanas, estudos mostraram que o país não priorizou a educação e o resultado se tronou devastador.
Por isso, especialistas defendem tanto que as escolas sejam abertas. Vamos precisar anos de estudo para atingir o desempenho dos alunos antes da pandemia, assim, é necessário, urgentemente, reforçar o desenvolvimento de ações específicas com foco nos estudantes e aumentar o engajamento como forma de minimizar essas perdas.
A parceria entre escola e família é fundamental para reforçar essa comunicação e enxergar na escola o apoio necessário para esse avanço.
Este momento requer muita atenção por parte de nós, professores, na recuperação dessas perdas, não podemos deixar nenhum estudante para trás e, de forma imediata, traçar planos para o retorno das atividades pós-pandemia, permitindo, assim, a participação ativa do aluno nesse processo.

Fabiana R. Dester
Pedagoga e psicopedagoga, Professora de OPEE – Orientação Profissional, Empreendedorismo e Empregabilidade (sob a orientação de Léo Fraiman) no Colégio Objetivo Cosmópolis