Crianças x Coronavírus

O número de crianças com o vírus é inferior ao numéro de adultos

“O Coronavírus penetra através de nossas mucosas, a nossa boca, nossa narina e os nossos olhos”

Dr. André Luiz Mathias Arruda Pediatra CRM-SP 118967

Dr. André Luiz Mathias Arruda Pediatra CRM-SP 118967

Desde que tudo começou, na China, foi percebida uma menor proporção de crianças acometidas por formas graves.
É importante lembrar que não é que as crianças não adoeçam, elas têm suscetibilidade a serem invadidas pelo vírus da mesma forma que um adulto. No entanto, existe um grande percentual de crianças que são assintomáticas, ou seja, elas carregam o Coronavírus em seus organismos e eliminam-no em suas secreções corporais, fezes e secreções respiratórias. Existe um percentual de crianças com sintomas leves e, com certeza, existem as que evoluem para casos graves – quando esse número é comparado ao percentual de adultos, o número é bem menor.
Não se sabe o real motivo de existir um percentual grande de crianças assintomáticas ou que portem a doença de forma mais “leve”, o que se imagina é que isso decorra de alguns fatores como a possibilidade de a criança ter tido contato com algum vírus semelhante, criando uma imunidade cruzada.
Como sabemos, o Coronavírus penetra através de nossas mucosas, a nossa boca, nossa narina e os nossos olhos. A partir disso, ele vai invadindo as células. O vírus é uma estrutura que não possui DNA e, como ele não tem as máquinas enzimáticas pra poder duplicar o seu material genético, ele penetra em uma célula e “escraviza” a célula para produzir o seu RNA. Com isso, são fabricados vários vírus que vão romper essa célula e esses vírus vão penetrar em outras células. A partir disso, começam os sintomas mais comuns do Coronavírus, que são febre, tosse seca e dor de garganta. Nas crianças, é mais comum a vermelhidão na região da garganta do que nos adultos.
Crianças, mesmo que totalmente saudáveis, não devem sair de casa. De todos os estudos feitos até o momento, mostram que a única medida que se mostrou eficaz no combate à infecção e a disseminação da doença é que ele não vai se propagar se não encontrar pessoas, então, o isolamento social é o essencial.
Os métodos de prevenção e higienização para as crianças são os mesmos dos adultos.