Cristo Redentor da Fazenda Quilombo

Local é propriedade da Família Batistela desde 1956

A Família Batistela é proprietária da Fazenda Quilombo desde 1956, quando o senhor Antônio vendeu a propriedade que possuía em Pirassununga e comprou a propriedade Quilombo. O maior atrativo foi um engenho de cachaça.
Ao assumir a fazenda, Antônio aumentou a produção e distribuiu pinga para Itatiba, junto à distribuidora de aguardente São Luiz. Além disso, passou a plantar cana-de-açúcar, fornecendo para a Usina Ester e permanece com esse cultivo até os dias de hoje. Plantou também algodão e laranja e trabalhou com a pecuária.
Antônio recebeu, em 1968, a medalha com o título de “Comendador”, recebida pela Sociedade Geográfica Brasileira, por ter se destacado como grande benemérito na cidade de Cosmópolis.
Provavelmente por ser muito religioso e dar grande apoio à Matriz de Santa Gertrudes, seu filho caçula lhe deu de presente uma réplica do Cristo Redentor, que foi colocada no morro em frente à sede da fazenda e inaugurada no dia 01/05/2004.
Atualmente, quem cuida da fazenda é um de seus filhos, o Sérgio Batistela, que mora na fazenda e há 16 anos abre religiosamente todos os domingos e feriados santos de manhã o acesso ao Cristo Redentor a partir das 09h até às 17h. Às sextas, sábados e domingos à noite, o Cristo fica iluminado.
Sérgio conta que participou da construção da base do Cristo junto com o pai e o irmão Antônio Filho e o Cristo foi construído por um profissional junto com eles.
Sérgio também fala que passou a maior parte da vida na fazenda, saindo apenas para estudar em colégio interno, depois retornou e ficou morando e trabalhando na fazenda Quilombo até os dias de hoje. “A fazenda é a minha vida”, conta.
Ele cuida da manutenção da fazenda e do Cristo e, por hobby, produz até hoje a cachaça artesanal, que é tradição da família, já que seu pai se dedicou à produção de aguardente durante toda a vida.
O Cristo atrai peregrinos, ciclistas, motociclistas, sozinhos ou em grupos, que vão movidos pela fé ou atraídos pela vista e pelo ambiente tranquilo que a belíssima paisagem proporciona.
Ele recebe visitantes cosmopolenses e das cidades da região, provindos de Sumaré, Santa Bárbara, Mogi Mirim, Campinas, Limeira, entre outras.
Todos os anos, é realizada uma missa na capela da sede no dia 13/05, em homenagem à Nossa Senhora de Fátima, com a colaboração da comunidade de São Benedito, pois ela faz parte da comunidade da paróquia. Eles fazem uma procissão normalmente ao redor da sede ou em frente ao morro do Cristo.
Texto e fotos produzidos pela Secretaria de Cultura & Turismo de Cosmópolis
(Facebook: Turismo Cosmópolis)