Cuidado com a pele das crianças deve ser constante no verão

A exposição ao sol acumulativa pode causar câncer de pele no futuro

Uma das principais formas de protegermos a pele das crianças quando estiverem expostas ao sol são os métodos de barreiras, que são muito usadas, como roupas, chapéus, barracas e outros, lembrando que o filtro solar também é muito importante e pode ser aplicado em crianças com mais de 6 meses de idade e é recomendado ser reaplicado a cada 2 horas. Nenhum desses métodos substitui a necessidade de respeitar o horário de exposição ao sol. Como estamos no verão, é muito importante evitarmos que as crianças fiquem expostas ao sol antes das 10h30min da manhã e após às 15h30min da tarde.
Em relação às queimaduras solares, é importante lembrar que elas têm graus variáveis para cada tipo de situação. Quando a criança estiver com a pele ardendo, vermelha e quente, ela está com uma queimadura solar de 1° grau. Então, é bom sempre mantê-la refrescada; existem alguns sprays e loções que ajudam a aliviar a ardência, mas não são muito indicados para crianças.
Queimaduras mais sérias são percebidas com o aparecimento de bolhas e, no caso dessas, com certeza, os pais devem levar a criança para ter uma avaliação médica. Não deve ser usado nenhum medicamento ou produto sem a orientação de um profissional porque são queimaduras mais sérias que precisam receber certa atenção.
O câncer de pele é uma das nossas principais causas de morte no país. Ele é causado devido à exposição acumulativa. Então, é o efeito acumulativo do sol que o indivíduo pega ao longo de toda a sua vida. Por isso, é de tanta importância controlar o período de exposição solar das crianças.
Quando falamos do filtro solar, não estamos dizendo que é algo invencível. Quando um filtro tem um fator de 60, isso quer dizer que, se a criança estiver usando corretamente, ela será queimada 60 vezes mais lentamente do que se ela não estivesse usando o filtro solar. Um exemplo interessante são as crianças que costumam ajudar seus pais que trabalham em lavouras; desde cedo, elas estão tendo uma grande exposição ao sol, o que faz com que, ao longo da vida, elas tenham lesões celulares, fazendo com que as chances de terem um câncer de pele aumentem.
É recomendado que o filtro solar seja aplicado 30 minutos antes do indivíduo ser exposto ao sol, com o corpo totalmente seco. É bom evitar passar o filtro ao redor dos olhos, pois, se escorrer e pegar no olho, pode causar algumas irritações.
Existem vários produtos que auxiliam na hidratação da pele, mas, o mais importante é a água. Quanto mais hidratada a criança estiver, melhor.

Dr. André Luiz Mathias Arruda
Pediatra
CRM-SP 118967