Cuidado com golpe de cobrança de telefone entregue em carta

Estelionatários são bem criativos quando se trata de extorquir dinheiro, principalmente, quando a informação é parecida com a realidade.
Cuidado, se você receber uma carta de cobrança, de telefonia, por exemplo, inclusive com código de barras para pagamento imediato, desconfie.
Estas cartas contêm contas idênticas a um documento original, com dados pessoais, nome, número de telefone, endereço, mensagens corporativas, além, é claro, o que é de principal interesse para quem tem má fé, o suposto valor da dívida com código de barras e tudo para completar a transação de pagamento.
As cartas são entregues pelos Correios em endereços comercial ou residencial.
O importante, sempre, é realmente ligar na possível empresa onde cita que o cliente possui débitos e verificar a veracidade da situação, até mesmo por telefonemas do SAC ou ouvidoria.
Um morador de Cosmópolis, que prefere ter sua identidade não revelada, comentou com a equipe de redação que, há uma semana, recebeu a cobrança de uma suposta dívida, em um envelope com o logo de uma das companhias de telefonia móvel e fixa de maior influência no país, contudo, a primeira reação foi o estranhamento. “Logo estranhei o que estava havendo e, na sequência, o primeiro passo foi ligar na operadora para saber do que se tratava. Foi quando descobrimos que o valor era inexistente em meu nome. A atendente me pediu para que desconsiderasse a carta.
O valor da cobrança nem era alto, porém, não era devido. Se eu pagasse, com certeza, iria parar em outras mãos, e não na operadora”, explicou.