Para evitar certas doenças, é ideal lavar os olhos com maior frequência e usar lubrificante ocular
Sabemos que no verão existe uma aglomeração nas piscinas e ambientes públicos. Poderia nos dar algumas dicas para evitar doenças contagiosas nos olhos?
Favorecidas pela aglomeração, as doenças contagiosas nos olhos aumentam, especialmente a conjuntivite viral. Alguns cuidados que se deve ter é com a higienização das mãos e objetos, evitar aproximação da pessoa que está com olho vermelho, com lacrimejamento abundante ou com secreção.
2) Além dessa, quais as doenças mais comuns no verão? E o que deve-se fazer para evitá-las?
– Outras doenças comuns são a Conjuntivite bacteriana, irritação dos olhos, sensação de corpo estranho por poeira, poluição do ar, fumaça, etc. Devem-se lavar os olhos com maior frequência e usar lubrificante ocular.
3) E sobre os raios solares? Quais os malefícios deles para os olhos?
Os raios solares diminuem a umidificação do olho (ressecamento), provocam degeneração da conjuntiva (pinguécula e ou pterígio), formação de opacidade do cristalino (catarata) e lesão das células da retina (degeneração macular).
4) E as lentes, quais devemos usar para proteção UV?
– As lentes devem ter na sua estrutura filtros que irão bloquear os raios UV. Pelo menos 90% de bloqueio. As lentes devem ter certificado ou garantia de confiabilidade de produção.
Dr. Juarez Tavares dos Santos
Médico Oftalmologista
CRM 79483
Clinesp – F. 3872-1676