Cuidados básicos ajudam na prevenção da cárie dental

Para evitar, basta uma higienização completa, removendo todos os resíduos de alimentos da superfície dos dentes

Dr. Paulo Cézar Clínico Geral e Especialista em Ortodontia CROSP – 102821

O que é a cárie dental?
A cárie é uma doença que compromete as estruturas do dente através de um processo de desmineralização (enfraquecimento).
Ela se inicia na superfície do dente devido a presença de carboidratos que são consumidos por bactérias, e estas bactérias produzem um ácido que corrói os dentes. Quando a cárie está somente no esmalte (camada externa), ela pode ser paralisada através da higienização correta da superfície do dente.
É muito simples prevenir os dentes contra as cáries. Basta fazer uma higienização completa, removendo todos os resíduos de alimentos da superfície dos dentes, através do uso correto da escova e fio dental. Escovação após cada refeição e fio dental duas vezes ao dia são fundamentais nesse processo.
Os principais sintomas são sensibilidade e dores, principalmente, quando o dente cariado entra em contato com alimentos gelados, quentes e doces.
Caso a cárie não seja tratada nos estágios iniciais, ela poderá evoluir e causar a morte do nervo do dente, precisando, assim, tratar o canal. Em casos mais avançados, a cárie atinge a raiz do dente, levando o mesmo a ser extraído (arrancado).
Quando se observa uma cárie, avaliamos seu estágio de evolução e, dessa forma, determinamos qual a melhor forma de tratá-la.
Os procedimentos realizados para o tratamento da cárie variam de uma simples aplicação de flúor sobre a lesão ou até mesmo na remoção da superfície desmineralizada (enfraquecida) e a restauração (reconstrução) da mesma com materiais compatíveis com a estrutura do dente, como resina composta, amálgama, entre outros.