Cuidados básicos com o motor do veículo

Durabilidade está atrelada ao uso de um lubrificante que atenda as normas exigidas pelo fabricante do motor

O motor é de extrema importância e é uma parte vital para o veículo, por isso, é bom manter os seus componentes em ordem, evitando possíveis problemas. Ao dar a primeira partida do dia no veículo, é importante deixá-lo em marcha lenta por alguns segundos até ele estabilizar a aceleração. Esse tempo leva no máximo 1 minuto e é importante para que o motor lubrifique todos os componentes e aqueça a câmara de combustão.
Não abuse da rotação do motor enquanto ele estiver frio. Aperte o pedal de acelerador apenas o necessário para o veículo se deslocar, procurando sempre manter a rotação entre 1500 e 2500 rpm. Aumentar excessivamente a rotação do motor aumenta o consumo de combustível e reduz a vida útil do motor. Siga sempre o plano de manutenção descrito no manual do fabricante do veículo, pois os componentes do motor, como por exemplo (fluidos, filtros, sistema de ignição, correias, etc.), têm uma vida útil e necessitam de troca preventiva determinada pelo fabricante.
Utilize sempre peças originais. O uso de componentes fora do padrão de qualidade, chamado de “paralelo”, além de não ter um bom funcionamento, ainda trará uma frequência maior de manutenção devido à má qualidade das peças. Um problema muito sério que estamos enfrentando com os motores dos veículos mais novos é o uso de óleo errado, pois cada marca de veículo tem sua classificação e o óleo tem que atender essas classificações, pois cada projeto de motor tem uma tecnologia diferente e exige aditivos específicos.
A durabilidade do motor está atrelada ao uso de um lubrificante que atenda as normas exigidas pelo fabricante do motor. Por exemplo, os motores da Chevrolet antigos utilizavam um óleo classificação 5w30. Hoje, os motores novos utilizam óleo 5w30 com aditivação dexos gen3. Esse aditivo evita a formação de borras no motor e evita degradação da correia dentada, que nesses motores é banhada com o óleo do motor. Por isso, é bom ficar atento na hora de trocar o óleo do motor. Recomendamos procurar uma oficina especializada para não correr o risco de perder o motor do seu carro.
Outro problema que estamos enfrentando é a contaminação do fluido do arrefecimento, com água imprópria para radiador e aditivos que não atendem as normas exigidas para o sistema do veículo. Devido à grande tecnologia empregada nos veículos, os sistemas de arrefecimento estão tendo uma degradação bastante rápida e não devemos descuidar do fluido. É importante fazer a verificação periódica da integridade do fluido com equipamentos específicos e, caso seja detectada necessidade, o fluido deve ser trocado o mais rápido possível. É importante usar fluidos homologados pelas montadoras dos veículos, pois o uso incorreto desses fluidos pode gerar danos catastróficos no sistema e até mesmo a perda do motor por corrosão gerada pela eletrólise. Um aditivo de qualidade deve, além de lubrificar o sistema, inibir a condutividade elétrica que é gerada no motor, que é a causa da corrosão que, em alguns casos, chega a furar o bloco do motor. Fique atento a essas dicas valiosas que podem te livrar daquelas quebras inesperadas do motor do seu veículo.