Cuidados com a alimentação do PET: o que pode e não pode ser consumido

Filhotes possuem necessidades diferentes das de um animal adulto, idoso, gestante, obeso ou atleta

Manter uma alimentação saudável é uma tarefa difícil para muitas pessoas. É preciso disciplina e controle para evitar os excessos que prejudicam nossa saúde!
Ao contrário de nós humanos, os animais não possuem a percepção de que guloseimas demais fazem mal e podem gerar vários problemas de saúde e até a morte! Portanto, cabe a nós, seus amigos e guardiões, a tarefa de fornecer alimentos saudáveis e uma dieta balanceada para nossos animais!
As rações com qualidade comprovada, do tipo premium e super premium, são as mais indicadas para alimentação animal, mas nós sabemos que é comum fornecer algum petisco ou uma dieta com alimentos naturais. Por isso, confira algumas dicas para manter a alimentação saudável de seu pet.

Cães e gatos

Zé comendo sua cenoura

No reino animal, os cães e gatos pertencem à classe e ordem dos carnívoros, portanto, suas dietas devem ser ricas em proteína e menos carboidratos, frutas e verduras.
Eles podem comer carne crua, desde que seja de origem confiável com qualidade comprovada.
Forneça uma alimentação de acordo com a espécie e fase da vida de seu pet. Filhotes possuem necessidades diferentes das de um animal adulto, idoso, gestante, obeso ou atleta.
Maçãs, cenoura, espinafre, brócolis, banana, goiaba, pera, manga (sem caroço) e kiwi são alguns exemplos de frutas, verduras e legumes que, em quantidades muito pequenas, podem ser incluídos na alimentação dos pets, desde que estejam limpos, frescos e sem sementes.
Sirva a ração aos poucos durante o dia. Oferecer ração ao seu animal é a melhor maneira de garantir que ele ingira todos os nutrientes e vitaminas que precisa para estar sempre saudável, pois é um produto desenvolvido especialmente para isso.
Não exagere nos petiscos: dar um petisco ao animal é uma forma muito usada por seus donos para tirá-lo de um ambiente ou fazer com que ele tenha algum comportamento específico. Mas é preciso saber que o excesso de snacks também pode fazer mal ao bichinho, mesmo que o alimento seja específico para ele.
Sempre confira na embalagem do produto a quantidade máxima recomendada por dia e para cada porte e especie, além de perguntar sempre ao Medico Veterinário qual o petisco mais apropriado para as necessidades do seu animal.

Cuidados com alimentação

Doces ou chocolates, café e chás, que contenham teobromina e cafeína, podem intoxicar e levar à morte do animal.
A ingestão de alho, cebolinha, cebola e alho-poró podem causar anemias graves.
Abacate, macadâmia, doces, balas, uvas e uvas passas e alimentos com muito sal também podem causar graves intoxicações.
As frutas cítricas não devem ser incluídas na alimentação de animais com problemas gastrointestinais, como gastrite.
Não ofereça sua comida, muito menos os doces. Sabemos que os animais, especialmente os cachorros, pedem tudo o que estamos comendo. Mas para o bem deles, temos que saber a hora de dizer não, por mais que isso os deixem chateados. Afinal, temos que zelar pela saúde dos nossos bichinhos, não é?
Então, a regra é clara: evite ao máximo dar a sua comida para o animal, a menos que tenha alguma recomendação do veterinário. A nossa comida pode dificultar o processo de digestão do animal e causar diarreias, além de outros problemas gastrointestinais.
Para que o animal tire o foco da comida, o ideal é distraí-lo com os petiscos, brinquedinhos e brincadeiras. Eles vão adorar!
Aves

José Francisco da Costa
Veterinário
Colibri Animal Center
F. (19) 3812.5448/ 3872.4747
@colibrianimalcenter

Certifique-se que o alimento (ração, sementes, frutas, legumes e verduras) sejam indicados para a espécie da sua ave.
Cuidado com as misturas de sementes! Esse tipo de dieta é muito adotado para aves domésticas, mas fique atento! Quando armazenadas de forma errada, perdem sua qualidade e prejudicam a saúde da ave.
As sementes oleaginosas (nozes, amendoim, castanhas e amêndoas) e sementes de girassol, são muito gordurosas e devem ser fornecidas com MODERAÇÃO.
Forneça frutas, legumes e verduras frescos, em porções pequenas, sempre em recipientes limpos.
Dê preferência por frutas e legumes menos gordurosos, como maçã, melão, banana, mamão, cenoura, milho e couve.
Lembre-se: a água das aves deve ser trocada diariamente.