Cuidados com a limpeza do ar-condicionado

O Brasil é um país naturalmente quente e, por isso, é comum haver equipamentos de ar-condicionado nas casas e nos estabelecimentos comerciais. Devido ao uso constante, muitas pessoas associam a exposição a esses aparelhos a problemas respiratórios.
No entanto, quando se trata dos efeitos do ar-condicionado em nossa saúde, a questão pode estar relacionada às rotinas de manutenção, que são muito mais simples de serem resolvidas.
“A seguir, vamos mostrar quais são os cuidados com o ar-condicionado que devem ser tomados para prevenir problemas respiratórios e garantir mais saúde em sua casa e no trabalho”, explica Laércio Garcia de Oliveira Filho, eletrotécnico.
A importância de manter a higiene do ar-condicionado: filtros sujos e uma má manutenção, em geral, podem fazer com que seu sistema de ar-condicionado libere mofo ou outros contaminantes no ar que você respira. “Estudos indicam que filtros sujos permitem que pólen, pesticidas e outros poluentes do ar entrem e se acumulem no ambiente. Tais substâncias podem afetar a saúde de todos que frequentam o local”, alerta Laércio.
Os potenciais problemas para a saúde: enquanto a mera exposição ao ar-condicionado não está diretamente relacionada a doenças, o contato constante com um ar contaminado por impurezas pode contribuir para o surgimento de determinados problemas de saúde. “Se o ar interno é mal distribuído ou contém substâncias alérgicas, você pode começar a sofrer de problemas nasais, coceira nos olhos, dores de cabeça, tonturas ou dificuldade respiratória. Se você sofre de alergias, estar em um ambiente fechado e com um ar-condicionado em más condições de limpeza pode piorar ainda mais os sintomas. A melhor forma de prevenir esse quadro é manter em dia os cuidados com o ar-condicionado”, explica o eletrotécnico.
Ele ainda acrescenta que “as causas da poluição do ar interior e de outros desconfortos mencionados são, geralmente, um sistema e filtros sujos, usados sem manutenção por longos períodos. Sendo assim, alguns cuidados são necessários para manter a utilização segura do equipamento e evitar doenças:
• Limpe e/ou substitua os filtros de ar de acordo com a recomendação do fabricante, pois, tais estruturas têm a função de reter a poeira e impedir que ela volte a circular no ambiente;
• Agende verificações anuais, realizadas por um técnico especializado, que fará a higienização do aparelho com os materiais e proteção adequadas;
• Certifique-se de que o ambiente tenha uma ventilação capaz de ajudar na obtenção de ar fresco e na redução dos contaminantes. Desligar o ar-condicionado e abrir as janelas de vez em quando, são ações que podem fazer com que o ar circule;
• Desligue o ar-condicionado quando ninguém estiver utilizando, assim irá reduzir a circulação de partículas potencialmente prejudiciais no ar, além de economizar energia;
• Verifique a quantidade de gás refrigerante, pois isso é a ‘alma’ do ar-condicionado, e quando está em falta, o aparelho não consegue refrigerar o ambiente e o compressor pode sofrer superaquecimento;
• Limpe a unidade condensadora, pois, como geralmente fica ao ar livre, ela está exposta a todo tipo de sujeira. Este trabalho deverá ser realizado por um técnico especializado, pois, exige mais cuidado e rigor;
• Limpe a unidade evaporadora (serpentina), pois a manutenção correta dessa peça depende da limpeza e do bom funcionamento de todas as outras partes do ar-condicionado.
Por fim, prevenir é melhor do que remediar. O ar-condicionado é um grande aliado no conforto térmico e chega a ser indispensável em certos ambientes, como salas que abrigam servidores de computadores”.
Laércio ainda diz que “para que o equipamento tenha um bom desempenho e não prejudique a saúde das pessoas que o utilizam, é necessária uma manutenção constante (assim como ocorre com um carro, por exemplo). Verifique o manual de instruções do aparelho e fique atento aos prazos indicados para as trocas de peças.
Seguir alguns cuidados com o ar-condicionado vai garantir seu melhor aproveitamento e, também, a saúde de todos que frequentam o local. Realizar a manutenção periódica é a principal medida para evitar problemas respiratórios, mesmo com uma alta exposição ao aparelho”, conclui Láercio.