Cuidados com a pele no inverno

O rosto é uma das regiões mais expostas ao vento frio e, por isso, ele precisa de cuidados especiais

Natalia Galhardo
Biomédica
FisioArte – Fisioterapia & Estética
Fone: 3872-7879

Devido às baixas temperaturas e às agressões que elas podem causar ao nosso rosto, é essencial ter atenção aos cuidados com a pele no inverno. Nos meses mais frios, é comum que ela fique ressecada, que surjam alergias e que o seu aspecto fique comprometido.
Mas, não se preocupe, porque cuidar da pele nessa época do ano não é algo tão complicado assim. Apenas precisamos ter atenção a alguns detalhes que podem passar despercebidos em nosso dia a dia.

Dicas e cuidados

Consuma alimentos que ajudam a proteger a pele
Além de ter uma alimentação saudável no geral, é importante consumir os nutrientes que favoreçam os cuidados com a pele. Este é o caso das isoflavonas, presentes na soja, que ajudam a evitar o ressecamento por preservar o conteúdo de água e proporcionam mais elasticidade ao tecido cutâneo. A vitamina E e o selênio, que contribuem para conservar a qualidade da pele, são encontrados em oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas. E uma boa notícia para quem é fã de chocolate: a versão amarga contém flavonóides, substâncias com efeito antioxidante que também são benéficas para a pele.

• Tome pelo menos 2 litros de água por dia
Mesmo que você sinta menos sede no inverno, é essencial tomar muita água para permitir o bom funcionamento do organismo e preservar a hidratação e a integridade da pele, evitando o ressecamento e a descamação. Aproveite os dias mais frios para complementar o consumo de água com chás naturais sem açúcar. Procure apenas evitar o chá preto, que tem efeito desidratante.

• Mantenha a pele hidratada
O rosto é uma das regiões mais expostas ao vento frio, por isso,ele precisa de cuidados especiais. Embora o hidratante facial seja fundamental para quem tem a pele seca, pessoas com a pele oleosa também devem utilizá-lo para prevenir a perda de água e recuperar a barreira de proteção do tecido cutâneo. O hidratante para pele seca pode ser à base de uréia, aloe vera e óleo de amêndoas, enquanto a pele normal pode se dar melhor com ativos como vitamina A e E. Já para as peles mista e oleosa deve-se escolher um hidratante oil-free com textura em gel.

• Use o filtro solar
A radiação UVB, que é a maior causadora das queimaduras, é mais intensa no verão. Entretanto, os raios UVA, que aceleram o envelhecimento e aumentam ainda mais o risco de câncer de pele, têm a mesma intensidade o ano todo.
Por isso, o protetor solar deve ser utilizado diariamente, mesmo no inverno, inclusive em dias nublados, pois a radiação atravessa as nuvens. Escolha um produto adequado para o seu tipo de pele e com FPS 30 ou superior.

• Evite banhos muito quentes e demorados
Por mais que seja tentador tomar um banho bem quentinho, deve-se dar preferência à água morna em vez da quente para evitar danos à camada protetora da pele. Além disso, é recomendável utilizar sabonete neutro e evitar o uso de esponjas e buchas muito ásperas, que agravam ainda mais esse efeito.
A prática dessa ação diariamente pode tornar a pele mais seca e sensível. Isso acontece porque a água quente, em excesso, remove a oleosidade natural da pele e prejudica a barreira de proteção da pele, responsável por hidratar e reter umidade.

• Procure um dermatologista
Caso sua pele já seja sensível e no inverno, mesmo com cuidados, ela fique mais ressecada, avermelhada ou com lesões, é fundamental conversar com um dermatologista. Na consulta, é possível obter um diagnóstico correto e descobrir a melhor forma de tratamento.