Cuidados com a pele se mostram ainda mais importantes no verão

Nesta época no ano é natural a sensação de pele mais oleosa e, principalmente, para quem tem a pele mista a oleosa sentir necessidade de lavar o rosto mais vezes ao dia, o que não faz bem.
“De imediato, é comum haver a sensação de frescor e pele sequinha, porém, é necessário saber que a pele possui uma camada chamada “camada hidrolipídica” que significa que há uma proporção tanto de água quanto de óleo na pele. Quando lavamos o rosto de forma excessiva, nosso organismo entende que há falta de óleo nessa pele e, desta forma, produz mais óleo, dando o efeito rebote, ou seja, deixa-a ainda mais oleosa”, explica a esteticista Lidiane Ramos.
Segundo a especialista, o ideal é lavar o rosto somente duas vezes ao dia; pela manhã, ao acordar, pois, durante o sono, a derme (camada mais profunda da pele) se regenera e as glândulas podem produzir mais sebo, fazendo com que a face fique oleosa logo pela manhã. “Se a pele não for limpa de manhã, os poros podem ficar entupidos, levando ao aparecimento de acnes e cravos”, afirma.
Outro momento para se lavar o rosto é no período da noite, para retirada das sujidades do dia, poluição, resquícios de filtro solar e de maquiagem. “E claro, se estiver de maquiagem, utilize um demaquilante e depois um sabonete líquido ou de espuma próprio para o rosto e específico para o seu tipo de pele”, pondera.
A hidratação deve ser feita tanto de dentro para fora quanto de fora para dentro. Lidiane afirma que ingerir muita água faz bem para a saúde como um todo e não é diferente para a pele, já que quem ingere muita água tende a ter uma pele mais hidratada. “E lógico, devemos usar hidratantes tópicos próprios para a região do corpo e tipo de pele. No verão, nos expomos mais ao sol, mar, piscinas, o que prejudica e resseca nossa pele. Por isso, é importante nos cuidarmos tanto com a higienização correta, como com hidratação e proteção com filtro solar”, aconselha.

Passo a passo de cuidados diários com a pele do seu rosto
– A higienização da pele deve ser realizada duas vezes ao dia, de manhã e à noite;
– Esfoliar a pele de uma a duas vezes por semana (somente). Retirar as células mortas é importante para dar uma aparência mais viscosa à pele e estimular a renovação celular.
– O tônico equilibra o pH da pele, facilita a permeação dos ativos do hidratante que está por vir e ajuda a remover os traços de óleo, sujeira e maquiagem que o sabonete pode ter deixado durante a limpeza.
– Para hidratar, utilize produtos específicos para rosto e de acordo com o seu tipo de pele. Se você tem dúvidas quanto a isso, consulte sua Esteticista. É bom lembrar que as peles oleosas também precisam de hidratação. Neste caso, recomenda-se usar um produto oil-free, que é à base de água e não aumentará a oleosidade da pele.
– O filtro solar deve ser reaplicado a cada 3 horas. Em caso de exposição solar excessiva, deve-se intensificar suas reaplicações. Para peles oleosas, procure utilizar os filtros em gel, oil-free ou toque seco.
Além desses cuidados diários para manter a pele bonita e saudável, o ideal é realizar uma limpeza de pele profunda com um profissional uma vez por mês, pois, além de retirar os cravos, controlar a oleosidade, retirar as sujidades mais profundas, promover a renovação celular, retirar as células mortas, hidratar e nutrir a pele profundamente, esse procedimento facilita a permeação dos ativos dos cremes que usamos em nossa pele.

Passo a passo de cuidados diários com a pele do seu corpo

Lidiane Ramos
Esteticista
WhatsApp: 9.9647-8783
Fone: 3812-1609
Rua Alda Mora Dias de Arruda, 213 – Real Center


A higienização no corpo pode ser realizada apenas uma vez por dia, água e sabonete são suficientes para limpeza. Tome cuidado com o uso excessivo da bucha, pois, ela causa uma esfoliação na pele – o uso excessivo, assim como do sabonete (para quem toma mais banhos no dia), pode irritar a pele e desequilibrar seu manto hidrolipídico.
“A esfoliação deve ser feita de uma a duas vezes por semana. O produto esfoliante pode ser substituído pela bucha vegetal, que funciona como um esfoliante natural. Hidrate seu corpo com produtos específicos e de acordo com o seu tipo de pele”, explica a esteticista.
A especialista ainda afirma que, em períodos de exposição solar mais excessiva, como períodos na praia, piscina, além dos hidratantes, se faz necessário o uso de produtos pós Sol, que hidratam e refrescam a pele.
O filtro solar também deve ser usado e reaplicado, assim como explicado anteriormente, principalmente, nas áreas expostas (onde não há roupa para cobrir).

Saiba um pouco mais sobre os raios solares e seus efeitos
UV é a sigla para ultravioleta, que é um tipo de radiação eletromagnética. Esses raios são invisíveis e estão presentes tanto no inverno, como no verão, claro que com maior incidência no calor.
Para se prevenir da radiação, é necessário usar protetor solar diariamente, não se expor ao sol entre às 09h da manhã e às 15h da tarde, colocar um protetor solar com fator de proteção acima de 30. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as peles negras também necessitam de fotoproteção; além disso, têm predisposição a discromias (manchas na pele), e o sol é um dos fatores que desencadeiam e pioram essa situação. Em pessoas com pele clara e crianças é recomendado usar fatores de proteção maiores, como 50 e 60. De igual importância é sua reaplicação, que deve ser realizada a cada 3 horas e, claro, se transpirar ou molhar a pele, deve-se fazer nova aplicação.
A radiação UVA está presente durante todo o ano, atinge a derme, camada mais profunda da pele. Esse raio tem a capacidade de ultrapassar as nuvens, ou seja, mesmo em dias nublados, ele pode atingir a pele. Além disso, pode causar câncer e também o fotoenvelhecimento e manchas na pele.
A radiação UVB é parcialmente absorvida pela camada atmosférica da terra e sua parte que chega à Terra é responsável por danos à pele. A radiação UVB ocorre mais durante o verão; esse raio penetra superficialmente na pele, atingindo a epiderme (camada mais superficial da pele) e é o responsável pelas queimaduras do sol. O raio UVB também favorece muito o envelhecimento da pele.
Ao longo da vida, as exposições repetidas ao sol exercem efeito sobre a pele de forma cumulativa, provocando danos ao DNA celular, alterações no colágeno e elastina e distúrbios na pigmentação.
Enquanto somos jovens, a pele possui mecanismos que corrigem o dano solar, não permitindo o surgimento das alterações causadas pelo sol. No entanto, o efeito se acumula e, mais tarde, os mecanismos de defesa não conseguem mais reverter o mal causado à pele. Para perceber a ação do sol no envelhecimento cutâneo, compare a pele da face, do colo ou do dorso das mãos, que recebem maior exposição solar, com as partes do corpo que ficam escondidas do sol.
Além de causar o envelhecimento cutâneo, as queimaduras solares repetidas e frequentes deixam a pele mais predisposta ao surgimento do câncer, especialmente em indivíduos de pele clara (fototipos I e II).
A principal forma de prevenção é a proteção solar, que deve ser iniciada na infância. A educação, desde cedo, cria o hábito saudável da proteção solar, que deve continuar por toda a vida.
Essas medidas retardam o envelhecimento, previnem o aparecimento de manchas e o câncer de pele.