Cuidados com a saúde durante a primavera

A primavera começou no último sábado (22) e vai até 21 de dezembro. Mesmo sendo uma estação colorida e preferida por muitos, ainda é importante tomar cuidados para que não haja nenhum tipo de dano à saúde causado pela proliferação dos fungos e ácaros que acontece durante este período.
É necessária a atenção com olhos sensíveis, já que, com a mudança de clima, as tardes são ensolaradas, diferentemente da antiga estação em que os dias eram cinzas. Com o aumento da temperatura, a umidade acarreta a proliferação de ácaros, fungos e bactérias, causando o risco de conjuntivites. É recomendado o uso de colírios assim que aparecerem os primeiros sinais de irritação nos olhos, para prevenir, mas, sempre com prescrição médica.
Ana Ávila é pesquisadora do CEPAGRI, Unicamp, e alerta para que as pessoas não pratiquem atividades físicas entre 11h e 15h.
Os ambientes arejados são mais preferíveis para que sejam evitados os desconfortáveis efeitos do pólen das flores nas vias respiratórias. Com a entrada de sol e com um ambiente ventilado, os ácaros e fungos são eliminados, assim evitando ataques de rinite e alergias.
A higienização das roupas sempre deve ser feita, como lavá-las antes de usar para evitar alergias. A limpeza com sabão neutro também

Ana Ávila, Pesquisadora do Cepagri, da Unicamp

deve ser feita para não provocar crises alérgicas.
A pesquisadora também alerta para a hidratação, já que, mesmo com as temperaturas ainda não muito altas, “a exposição aos ventos da primavera também pode ressecar a pele e manter o corpo hidratado neste período é essencial”. A hidratação da pele também é muito importante; o uso de cremes corporais ajuda a manter a pele hidratada durante esse período. É recomendado aplicá-los duas vezes ao dia – ao acordar e antes de dormir -, por toda a extensão do corpo. Caso tenha dificuldade em adotar esta rotina, priorize rosto, pescoço e braços, que ficam em maior exposição ao vento.
Também é importante redobrar os cuidados com as crianças, já que são mais sensíveis às alergias respiratórias. Em ambientes infantis, além da ventilação constante e higienização dos armários, a suspensão de tapetes nesse período também é recomendada. Já os bichos de pelúcia devem ser guardados em sacos plásticos até o final da primavera.