A saída do acendedor de cigarro dos carros é bastante usada para carregar celulares e outros aparelhos. Porém, existem alguns mitos de que esses acendedores podem danificar a bateria dos aparelhos, mas isso depende muito do estado desse acessório.
Quem explica isso é o eletricista e empresário Jessé Willian Nunes dos Santos, que afirma que, no geral, este acessório é seguro. “Como a função é alimentação de energia, que está parada ali, então, não tem problema algum ligar outro aparelho nela. Geralmente, são DVDs portáteis, aspirador de pó etc.”, cita.
A tomada 12 V, que tem 12 volts, é outro acessório preparado para outros aparelhos. “Ela é bastante instalada no porta-malas, porque muitos equipamentos dependem dessa tomada”, acrescenta o especialista.
Muitas pessoas dizem que carregar o celular no acendedor de cigarros pode prejudicar a bateria do aparelho, o que Jessé afirma não ser sempre verdade. “Esse acessório não prejudica a bateria nem do aparelho, nem do carro, como muitos hoje ainda têm medo. É um pouco de mito essa concepção, até porque o próprio carregador vai transformar a carga que é passada para o aparelho, e por isso não tem problema”, esclarece o profissional.
É preciso ter cuidado para verificar se o aparelho suporta a voltagem de 12 volts, ou seja, se é adequada. “E, também, como essa alimentação que está parada, ela é direta, então deve ter cuidado para não caírem moedas e clips dentro do acessório; esses materiais são condutores e fecham curto dentro do acessório. Assim, se o aparelho conectado nessa tomada ou no acendedor de cigarros não funcionar, e o motorista achar que é o fusível que está fraco, e aumentar a potência do fusível, pode danificar a instalação elétrica do carro, tendo casos em que pode até mesmo pegar fogo”, alerta Jessé.
O eletricista afirma que a tomada 12 V e o acendedor de cigarros não consomem muito a bateria do veículo. “Porém, é claro que, se o veículo estiver parado, não é recomendado ligar muitos itens ao mesmo tempo, como rádio, ar condicionado etc. Se a bateria estiver ruim, isso pode descarregá-la facilmente”, adverte ele.
Hoje em dia, quase 100% dos veículos já vêm equipados com esse acessório para carregar e conectar aparelhos, mas, no caso de carros mais antigos, ele pode ser instalado. “É feito um recorte no veículo e o custo fica em menos de R$ 50, sendo bastante simples a instalação”, finaliza o profissional.