Todo motor tem o desgaste natural das peças internas, porém, mau uso do proprietário pode acelerar o desgaste
Todo motor tem sua vida útil e desgaste. O motor é composto de diversas peças internas que trabalham sempre em alta temperatura e em constante atrito. Esses fatores caracterizam o desgaste natural das peças do motor. É um processo considerado normal.
Quando o desgaste acontece, deve-se realizar a retífica do motor, ou seja, usinagem. O tempo é variável, depende de diversos fatores, como quilometragem, rodagem e entre outros.
Mas, esse tempo pode ser encurtado por diversos fatores. Os especialistas Luiz Antonio Furlan e Durval Rodrigues da Silva contam que a principal causa da necessidade de retificar o motor antes do tempo é o mau uso do proprietário.
Eles recomendam que seja feita a manutenção preventiva de acordo com o calendário do fabricante. Além disso, também é importante realizar a troca de óleo dentro do tempo. Os especialistas contam que a troca de óleo fora do calendário é o fator mais comum dentre os usuários que enfrentam problemas com retífica antes do tempo. Também é importante checar a correia dentada, pois ela, assim como o óleo, deve seguir o tempo de troca.
Retífica parcial
Em alguns dos casos, são apenas algumas peças que sofreram danos. Sendo assim, é necessário usinar
somente a peça. Por isso, os valores são variados, cada peça tem um valor para retificar.
Os especialistas dizem que, se for mexer no motor, pode-se gastar de R$ 3,5 mil até 7 mil, dependendo da marca dos produtos. Eles contam que a peça mais comum de se retificar é o cabeçote.
Cuidados
Alguns cuidados simples podem evitar grandes gastos antes do tempo, como, por exemplo, a troca de óleo correta, de acordo com o cronograma. Além disso, os empresários recomendam que se faça, a cada 70 mil, a limpeza do kart e da peneira. A segunda, principalmente, pois é ela quem puxa o óleo de lubrificação para o motor. Caso haja o entupimento da mesma, o motor pode fundir.
Sintomas
Sintomas começam com a luz de óleo no painel do carro, mas, podem ser notados também pelo alto consumo de óleo lubrificante, excesso de fumaça sendo expelido pelo escapamento, baixa potência e barulhos estranhos vindos do motor.
É importante se preocupar com o combustível, pois, ele também pode ser um vilão na hora da combustão. Isso força mais o motor e pode causar problemas antes da vida útil comum.
Depois de retificado
A primeira coisa que deve-se preocupar é com a limpeza. Depois de retificado, a limpeza é essencial para o funcionamento correto. A limpeza é feita através de um produto, após o motor todo desmontado. Feito isso, ele volta para a montagem. Se não realizada corretamente, o motor pode apresentar problemas antes da quilometragem esperada.
Quando o motor sai em boas condições da mecânica e retífica, a vida útil do motor ainda é variável, de 180 mil a 200 mil quilômetros.
Os empresários contam que o uso na cidade gasta mais do que o uso na rodovia porque o óleo começa a contaminar sozinho.
Documentação
O bloco é o essencial do motor por conta da numeração. Para a troca do mesmo, é necessário solicitar na agência e mudar a numeração que consta no documento. Se os números do registro não forem o que consta no bloco, pode causar até a apreensão do carro.