Cuidados com os animais durante as festas de fim de ano

O barulho, a presença de pessoas estranhas e a agitação na casa podem assustá-los e acuá-los

Natalia Idalgo de Queiroz
Médica Veterinária
CRMV-SP 23.967

Natal e Ano Novo são festas muito esperadas, principalmente, para a reunião com parentes e amigos. Mas, também podem ser motivo de preocupação para muitos devido a presença de seus pets nestas festas.
O barulho, a presença de pessoas estranhas e a agitação na casa podem assustar e acuar os animais.
Deve-se orientar os convidados a não fornecerem qualquer tipo de alimento ou bebida que eles não estejam habituados a comer ou beber, pois podem ocasionar intoxicações alimentares.
Outro cuidado é com relação aos objetos de decoração. As luzes, a árvore de Natal e os objetos que se movem chamam muito a atenção dos pets, portanto, deve-se tomar cuidado para que estes não os destruam e engulam. Morder o fio das luzes também pode dar choque.
Animais que não estão acostumados podem ficar estressados com a presença de crianças querendo abraçar e brincar, podendo se tornarem até agressivos.
O ideal seria todos respeitarem o espaço do pet, deixando-o separado caso ele demonstre alguma mudança de comportamento por medo ou incômodo com a movimentação.
Um cuidado muito importante é com relação aos fogos de artifício. Muitos animais têm medo e ficam assustados. Deve-se ficar por perto para tranquilizá-los, pois normalmente tentam fugir. Como os cães escutam quatro vezes mais do que nós, pode-se colocar algodão nos ouvidos para diminuir a entrada do som. Também existem medicações para tranquilizar os cães, portanto, converse com seu veterinário antes das festas para ver se alguma destas é indicada para seu animal.
As fugas são muito comuns nesta época devido ao medo dos fogos ou, até mesmo, ao barulho e a presença de estranhos na casa. Portanto, deve-se tomar cuidado redobrado com portas, portões e janelas, para que não fiquem abertos.
Deve-se evitar deixá-los presos em correntes, perto de portas de vidro ou em qualquer outro ambiente que ofereça riscos caso fiquem assustados.
Não solte fogos! Cuide de seus animais! Boas festas!