Cuidados com os pets nas festas de fim de ano

Os animais, principalmente os cães, possuem uma audição muito apurada e podem entrar em pânico com o barulho dos fogos

As comemorações de Natal e Réveillon fazem parte de um período que traz várias situações de estresse e risco para os animais de estimação.
Podem ocorrer acidentes pela ingestão de enfeites natalinos, como bolas, laços e galhos das árvores, já que estes chamam atenção dos pets, principalmente, dos gatos e cães filhotes. As lâmpadas pisca-pisca também são perigosas, podendo causar choques elétricos e queimaduras na língua e no focinho devido a fios expostos ou mordida nos fios.
A intoxicação alimentar é outro grande problema que pode se intensificar nesta época. Deve-se evitar dar pedacinhos de alimentos das ceias e ossos para os pets, além do cuidado que se deve ter para não pegarem das mesas, do chão ou do lixo, alimentos como uva, uva-passa, castanhas, chocolate, alho, cebola e copos contendo bebidas alcóolicas, que são tóxicos para os animais. Estes alimentos podem causar graves quadros de intoxicação com presença, principalmente, de vômitos e diarreia.
As fugas devido ao medo dos fogos de artifício são outro problema destas festas. Os animais, principalmente os cães, possuem uma audição muito apurada e podem entrar em pânico com o barulho dos fogos. O medo faz com que saltem muros ou se atirem contra janelas e portas de vidro para tentarem a fuga, o que pode levar a ocorrência de vários tipos de acidentes. O ideal, neste caso, é ter uma pessoa por perto para acalmar o animal, retirar todos os objetos que possam causar acidentes do ambiente, colocar algodões nos ouvidos e, caso necessário, procurar um veterinário para prescrever alguma medicação calmante, já que alguns animais mais medrosos chegam a ter crises convulsivas durante os fogos.
Se a festa for na sua casa, uma dica é deixar os animais em um cômodo separado dos convidados e do barulho, assim se evita a administração de petiscos pelos convidados e o estresse que o barulho e a mudança na rotina da casa com a presença de pessoas estranhas podem causar, o que também pode levar o pet a querer fugir de casa.
Outra dica é colocar plaquinha de identificação com nome e telefone do tutor na coleira do animal, já que, nesta época, as fugas são mais frequentes. Deve-se ficar muito atento com portas e portões abertos.
E lembre-se que animal de estimação não é só um presente, é uma responsabilidade. Antes de presentear uma criança ou um amigo, certifique-se de que esta pessoa se responsabilizará em cuidar do animal não só neste Natal, mas por todos os Natais de sua vida, sem nunca o abandonar.

Natalia Idalgo de Queiroz
Médica Veterinária
CRMV-SP 23.967