Planta “comigo ninguém pode” é a mais conhecida como tóxica, tanto para os animais quanto para os humanos
A maioria das pessoas tem plantas em sua casa, às vezes para decoração ou mesmo por apenas gostar de cuidar delas; mas você sabia que algumas delas podem fazer mal para o seu animal?
Os animais domésticos permanecem dentro de casa mais que nós mesmos e por isso, eles acabam tendo acesso a grande parte do que temos às vezes até escondido. Então, por tédio, estresse por mudança de ambiente ou idade, eles têm a tendência de ter interesse e contato com as plantas, ou quando levamos para passear, por serem atrativas, vão querer brincar. Os gatos, por exemplo, gostam de comer algumas plantas, pois ajudam a eliminar os pelos ingeridos durante a higienização.
Porém, como muitos podem não saber, algumas dessas plantas são tóxicas, causando uma resposta de um ou mais sistemas do organismo, como: náuseas, vômitos, diarreia, salivação em excesso, grande ingestão de água, pouca quantidade de urina, distúrbio respiratório, febre, alterações cardíacas, irritação da mucosa oral, dor, edema, fraqueza, falta de apetite, dermatite, sintomas neurológicos como convulsões.
Mas, doutora, como eu faço para manter minhas plantas em casa junto com os meus animais? Como faço para saber se ele está intoxicado por alguma planta? Ele vai morrer?
Bom, primeiramente, você descobre se as plantas que você tem são tóxicas. Se forem, manter longe do alcance dos pets, colocar em lugares que eles não têm acesso, lugares altos, ou até não ter mais essa planta dentro da sua casa. E em caso de animais que têm acesso liberado à rua, observar se terão algum sintoma. Em qualquer um dos casos, não pesquisar na internet, perguntar ao vizinho ou utilizar os medicamentos que tem em casa. O correto é levar com urgência para o veterinário mais próximo ou de sua preferência. Ele pode ou não correr risco de vida – depende da planta e da quantidade que ingeriu, pois, algumas têm alta taxa de mortalidade e outras não.
As plantas tóxicas mais frequentes em domicílio são: Azaleia, Palma de Ramos, mamona, samambaia, espada de São Jorge, comigo ninguém pode, copo de leite, coroa de cristo, lírio, rosa do deserto, costela de adão, tulipa, hortência, violeta, copo de leite, sagu de jardim, jiboia, antúrio, avenca e kalanchoe.
A planta “comigo ninguém pode” é a mais conhecida como tóxica, tanto para animais quanto para humanos. O oxalato de cálcio presente nela causa irritabilidade das mucosas. A planta conhecida como copo de leite tem o mesmo mecanismo de toxicidade que a anterior, mas pode ter também como sintoma: dor severa e edema de glote.
A azaleia, uma planta que aparenta ser inofensiva, causa distúrbios digestivos até 6 horas depois de consumir, além de disfunções cardíacas.
Os sintomas irão depender do mecanismo de toxicidade e da quantidade ingerida, algumas causam apenas coceira enquanto outras diarreia, vômito, por isso, fique atento e não hesite em consultar um veterinário. Sempre informar quais plantas eles têm acesso para assim facilitar no tratamento e na cura do seu animal.