Cuidados necessários com as crianças na praia.

Sol, mar, piscina, alimentação, hidratação, proteção solar, higienização...

Os paulistas gostam muito de ir à praia, as cidades normalmente têm certa população durante o ano, e essa população flutuante, quando somada à população local, faz com que tenha certa sobrecarga das cidades em relação ao esgoto e também ao tratamento de água. Com muitas pessoas frequentando bares e restaurantes, pode haver certa precariedade na higienização de copos, pratos e talheres.
É muito importante, para quem aluga apartamentos e prédios, saber se o local passa por manutenção, se a caixa d’água é limpa adequadamente; ter o cuidado de higienizar os utensílios de cozinha; perguntar se tem filtro no local que será alugado, se esse filtro tem refil e se já foi trocado – essa preocupação com o lugar é muito importante.
O primeiro problema que pode haver, até mesmo antes de chegar à praia, é a cinetose, que é o enjoo da viagem. As pessoas, às vezes, se sentem mal quando estão dentro do carro e, normalmente, na parte das serras. Então, é importante reconhecer se a criança tem algo semelhante, pois, existem medicamentos que podem diminuir esse enjoo.
Como já foi dito, quando chegar ao seu destino, é de extrema importância tomar cuidado com a água e o esgoto. Em relação às crianças pequenas, sei que é difícil, mas, se possível, na hora do banho, evite que elas levem a água do chuveiro até a boca. Para essas crianças, é indicado o uso de água mineral sempre que possível e, lembrando, sempre fazendo uma boa higienização dos utensílios.
Na praia, a areia pode ser um veículo para determinados micro-organismos, pois, muitas vezes, pelas praias, circulam animais. As pessoas podem adquirir micoses, algumas bactérias e, eventualmente, outros pequenos organismos, como exemplo, a sarna.
Em relação ao mar, é sempre bom verificar a condição de balneabilidade da praia. Às vezes, alguns órgãos ambientais também divulgam o índice de coliformes fecais da água, sendo esta uma boa forma de acompanhar a viabilidade de uso do local.
A maior preocupação com as crianças é que se respeite o horário do sol, lembrando que não estamos mais em horário de verão. É muito importante a aplicação do filtro solar, no entanto, ele só é liberado a partir de 6 meses de vida. É aconselhável que o filtro seja aplicado pelo menos 30 minutos antes de se expor ao sol, evitando a área ao redor dos olhos, e não podemos esquecer de reaplicá-lo a cada 2 horas, ou antes disso, se o indivíduo ficar na água por muito tempo.
Os métodos de proteção de barreira são as roupas que podem ter fator de proteção solar e também são indicadas as barracas. No entanto, nada disso vai fazer com que o horário da criança possa ser estendido na praia, é muito importante ficar de olho no horário, que pode ir até 10h30min da manhã e voltar depois das 15h30min da tarde, evitando o sol no horário mais intenso.
Outro fator de extrema importância é a hidratação e, como sabemos, beber água é sempre o melhor remédio. Temos que ter cuidado com a procedência da água; lembrar que perdemos muito na transpiração por conta do calor. As crianças precisam estar sempre bem hidratadas; é um erro achar que a hidratação pode ser feita através do uso de refrigerantes ou isotônicos, como alguns que vemos nos mercados. Isso não hidrata, a quantidade de açúcar e de sal dos isotônicos se destinam a pessoas que estão praticando exercícios; e o refrigerante sabidamente não é um bom reidratante.
Temos que ficar sempre de olho naquilo que levamos à praia, sempre dando preferência aos alimentos não perecíveis, que não sejam sensíveis ao calor.
Um outro cuidado é com as piscinas, pois, elas também podem ser fontes de contaminação, tem que verificar a condição da água, ver se ela está limpa, transparente e sem nenhum tipo de odor.
É muito comum as pessoas voltarem da praia, ou até mesmo lá, e desenvolverem gastroenterite aguda, popularmente conhecida como virose, que são aquelas afecções intestinais, na grande maioria causadas por vírus ou toxinas alimentares. Elas, normalmente, causam febre, vômito e diarreia. A melhor forma é prevenir, mas, ao início dos primeiros sintomas, quanto mais jovem for a criança, é melhor tentar mantê-la hidratada e levá-la ao auxílio médico.
Além das queimaduras solares e da gastroenterite, as micoses e as fotodermatoses são bem presentes entre as doenças mais comuns.
Algumas crianças gostam de fazer aquelas tatuagens de henna e eu contraindico totalmente, por conta de terem a pele muito sensível, podendo ter alergias ao produto.

Dr. André Luiz Mathias Arruda
Pediatra
CRM-SP 118967