Cuidados que devem ser tomados na hora de escolher o transporte escolar

Com o retorno às aulas, surge a preocupação dos pais que trabalham e não podem levar os filhos à escola. A escolha do transporte escolar deve ser feita buscando profissionalismo, seriedade e, principalmente, segurança.
A Secretaria de Trânsito dá algumas dicas e informações sobre os cuidados a serem tomados na hora de contratar o transporte escolar.
“O primeiro fator a ser levado em conta é a conservação do veículo. Os pais e responsáveis devem avaliar as condições dos pneus, os adesivos de transporte escolar e se o veículo possui avarias. É importante também ter referências sobre o serviço prestado: se há reclamações de outros pais, se os monitores cobram o uso do cinto de segurança, embarcam e desembarcam as crianças com cuidado; entre outros fatores a serem observados.
O Art. 329 do Código de Trânsito Brasileiro determina que o condutor de transporte escolar apresente ao órgão responsável pela concessão ou autorização certidão negativa do registro de distribuição criminal.
O contratante também deve buscar conhecer os antecedentes do condutor, assim como deve verificar se o motorista tem habilitação compatível e possui curso específico para o transporte escolar.

Cuidados básicos
É essencial realizar o licenciamento anual, manter a inspeção veicular semestral e ficar atento à conservação do veículo e dos equipamentos obrigatórios.

Regras básicas no transporte de crianças a que os monitores devem ficar atentos:
– O monitor tem que ser transportado sentado e com cinto;
– Embarcar e desembarcar as crianças com segurança;
– Colocar, ensinar e incentivar as crianças a usarem o cinto de segurança;
– Orientar para que as crianças transportadas não gritem, se levantem ou joguem objetos para fora do veículo escolar;
– Possuir a relação de nome, responsável e número de telefone para contato”.