Curso de defesa pessoal feminina foi realizado no domingo (11) no Ginásio Antonio Damiano

Aconteceu, no último domingo (11), no Ginásio Municipal Antonio Damiano, o projeto Defense, que visa a defesa pessoal feminina. O curso foi disponibilizado gratuitamente durante a manhã e contou com a participação de 18 mulheres.

Projeto Defense Feminino
Criado no ano de 2016, na cidade de Campinas, o projeto visa ensinar artes marciais a mulheres, em decorrência do aumento de casos de violência contra as mesmas. “Somos filiados ao Instituto Maruyama de Aikido, organização que possui o reconhecimento do Hombu Dojo para o credenciamento de faixas pretas, e foi desenvolvido pelo mestre Roberto Maruyama, também criador da Aiki Defense. Para a região de Campinas e Jundiaí, onde estamos localizados, nosso grupo conta com 13 pessoas, entre Policiais Militares, Agente de Escolta, Advogada e alunos voluntários que auxiliam na organização e efetiva participação do evento”, explica o policial militar Evandro Mário dos Santos.
Todo ano, no mês de março, o projeto realiza uma edição gratuita em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. “Nossos cursos, geralmente, são ministrados nas cidades de Campinas e Jundiaí, por serem cidades onde se encontram instalados nossos Dojos (academia) de Aikido. Recentemente, foi inaugurado, na cidade de Jaguariúna, um Dojo de Aikido, filiado à nossa organização, tendo como instrutor o professor Ricardo Minato.
Então, pensamos em realizar o curso de março nessa região. Oportunamente, um dos meus alunos conhece o Sr. Carlos Cavagnini, Secretário de Segurança Pública Municipal de Cosmópolis, e me sugeriu a cidade como um possível local para a realização do curso, devido à proximidade com Jaguariúna. Após algumas tratativas, nos foi fornecido o Ginásio Municipal, onde foi possível a realização do curso. Somos gratos ao Sr. Carlos pela atenção e apoio”, explica.
Para Cosmópolis, mais de 50 mulheres foram inscritas, tendo o comparecimento de 18. “É muito importante que as mulheres entendam que é de suma importância adquirir um conhecimento como o que foi aplicado durante o curso, tendo em vista que em seu conteúdo consta com uma palestra sobre noções dos direitos das mulheres, como Lei Maria da Penha, albergues, etc.. Também falamos sobre dicas de segurança urbana, além das técnicas de Defesa Pessoal e ainda o uso de TNL (Tecnologia Não Letal) e outros objetos disponíveis. Portanto, é um curso bastante inovador e com várias opções para que as mulheres possam se defender”.
Segundo Evandro, a procura pelo curso teve um grande aumento. “Diante do alto interesse das mulheres que viram as publicações do evento, já está sendo pensada uma reedição muito em breve”.

Violência contra a mulher
O policial Evandro ainda afirma que os casos de violência vêm tendo um grande crescimento nos últimos anos. “Felizmente, estamos tendo uma conscientização maior. As mulheres estão vendo a necessidade de sair do anonimato e denunciar seus agressores. Muitos dos casos de violência são realizados dentro do próprio lar, portanto, é de suma importância que as mulheres tenham conhecimento das leis protetivas, bem como dicas de segurança para que saibam como se portar em um determinado ambiente, além de técnicas de Defesa Pessoal, pois, como dizemos, é melhor estar preparada e não acontecer nada, do que acontecer algo e não estar preparada”, conclui.