Dados revelam as principais infrações dos motoristas cosmopolenses

Secretaria de Segurança e Trânsito disponibilizou o ranking e o 1º colocado também é destaque do DETRAN a nível nacional

Um levantamento da Secretaria de Segurança e Trânsito de Cosmópolis apontou as principais infrações de trânsito cometidas pelos cosmopolenses no município durante todo o último ano. A pedido da equipe de jornalismo da Gazeta de Cosmópolis, os dados foram levantados sobre as autuações no período de 01/01/2020 a 31/12/2020.
Veja quais são elas:
– Dirigir segurando o telefone celular;
– Transitar em local não permitido pela regulamentação – veículo de carga;
– Avançar o sinal vermelho de semáforo;
– Estacionar em local/horário proibido pela sinalização;
– Deixar o condutor de usar o cinto de segurança.

Entramos em contato com a Secretaria, que orienta os motoristas do município de Cosmópolis. “A Secretaria de Segurança Pública e Trânsito de Cosmópolis informa que, em todo ano de 2020, realizou uma série de autuações por infrações de trânsito, das quais se destacam com maior frequência: “Dirigir segurando e/ou manuseando o telefone celular; Transitar com veículo de carga em locais e horários não permitidos pela regulamentação; Avançar o sinal vermelho do semáforo; Estacionar em local/horário proibido pela sinalização; Deixar o condutor de usar o cinto de segurança.
Nosso compromisso será desenvolver programas educativos, abrangendo desde a pré-escola até os profissionais dos transportes, permeando por todos os níveis da sociedade, desta forma visando baixar o número de infrações. Outrossim, também serão tomadas medidas no sentido de intensificar a fiscalização nos lugares de maior incidência de multas, fazendo com que a presença do agente possa inibir o desrespeito à sinalização.
Importante salientar que o objetivo da Secretaria não é punir, mas orientar e alertar as pessoas sobre a importância de proteger vidas através do respeito às normas de trânsito”.

Ranking DETRAN
A primeira infração mais frequente em Cosmópolis também está no topo do ranking da lista do DETRAN em relação a todo o país. Veja as principais a nível nacional:

1. Uso do celular enquanto está dirigindo é uma das infrações de trânsito mais comuns no Brasil.
2. Dirigir em velocidade acima do permitido.
Dados do DETRAN revelam que cerca de 35% das multas aplicadas no trânsito são porque pessoas estão dirigindo em velocidade acima do permitido. Durante o ano de 2017, somente no estado de São Paulo, quase 425 mil motoristas tiveram sua carteira de motorista suspensa e 9.500 motoristas estão com sua CNH cassada.
Se você trafegar em 20% acima da velocidade permitida, a infração é do tipo média. Agora se você acelerar ainda mais e ultrapassar os 20% acima da velocidade permitida, então, a infração, nesse caso, é gravíssima.
3. Estacionar o veículo em local proibido.
4. Trafegar na faixa de exclusividade para ônibus.
5. Passar no sinal vermelho.
6. Deixar de dar preferência para os pedestres.
7. Deixar de usar o cinto de segurança.
8. Fazer ultrapassagem pela contramão.
9. Transitar pelo acostamento.
10. Transitar com licenciamento vencido.