De geração para geração: a emoção de ser pai, avô e bisavô

O dia dos pais é comemorado, no Brasil, no segundo domingo do mês de agosto. A data movimenta não só o comércio, mas, a emoção dos filhos em sinal de gratidão aos seus progenitores, responsáveis pela atenção, carinho, responsabilidades com seus filhos, a forma de sustentá-los de forma digna e a proteção durante todo o processo de educação e formação.

A dádiva de ser pai orgulha a maioria dos homens. Benedito Venâncio da Silva faz parte dessa estatística com muita honra. Aos 81 anos de idade, ele é aposentado e tem muito orgulho das quatro gerações partindo dele. Pai pela primeira vez aos 19 anos, ele conta, em meio a risos, que, apesar de uma gravidez um pouco adiantada, já que tinha apenas seis meses de namoro, o primeiro filho, Luiz Roberto Venâncio da Silva, foi um dos melhores presentes de sua vida. “Nossa, não tem coisa mais gostosa que essa, ser pai, ter a satisfação, a alegria e o orgulho que é dar início a uma nova geração, que faz parte de você. O nascimento dos filhos é motivo de muito orgulho e os meus quatro filhos, Luiz Roberto, Antônio Carlos Venâncio da Silva, Deli Aparecida Venâncio da Silva e Renata Venâncio da Silva são presentes de Deus em minha vida”.diadospaisgzeta (3)

Casado por 60 anos com Maria da Silva da Silva, ele conta que sua relação com a esposa foi maravilhosa e viveram muito felizes por 60 anos. “Sou grato a minha companheira, que me deu de presente a família que tenho hoje e me ajudou a conquistar tudo que tenho. Eu vim muito novo da cidade de Pouso Alegre e ela foi a primeira pessoa que conheci na cidade de Cosmópolis; foi ela a primeira que comecei a namorar… Juntos, somos quatro gerações. Sou pai, avô e bisavô de pessoas maravilhosas…”

Os quatro netos, Viviane, Kelly, Antônio e Leandro, são uma emoção enorme em sua vida. Segundo Benedito, “a chegada dos netos foi uma emoção incomparável em minha vida. Eles são pessoas maravilhosas e deram meus bisnetos Amanda, Camila, Carolina, Milena, Rafael e Talita. É uma felicidade enorme presenciar o crescimento dos meus bisnetos”, finaliza.

Questionado sobre a maior dificuldade em ser pai nos dias de hoje, ele afirma: “O maio desafio, a maior dificuldade é criar e dar educação, saúde. Graças a Deus, todos eles têm educação. Isso é o maior prazer para mim, mas, não é fácil. Dar educação é uma tarefa contínua, diária e deve ser feita através de muito amor”, finaliza o pai, avô e bisavô Benedito Venâncio da Silva.