De que você tem medo?

“Vocês experimentarão a paz de Deus, que excede todo entendimento e que guardará seu coração e sua mente em Cristo Jesus” Filipenses 4:6-7

“Não vivam preocupados com coisa alguma; em vez disso, orem a Deus pedindo aquilo de que precisam e agradecendo-Lhe por tudo que Ele já fez. Então, vocês experimentarão a paz de Deus, que excede todo entendimento e que guardará seu coração e sua mente em Cristo Jesus.”
Filipenses 4:6-7

O que te deixa ansioso? Nervoso? Inquieto? Com medo?
Não estou falando sobre medos externos e normais, como cobras, aranhas, ou medo de voar. Mas sobre o que te deixa acordado à noite, aquelas coisas que rodeiam em sua mente e se recusam a ficar quietas. Coisas como perder o emprego. Não se casar. Ou ficar preso em um casamento ruim. Ficar doente. Ver sua poupança indo embora pra poder sobreviver.
Não sabemos exatamente quais medos estavam passando pela mente de Davi, mas claramente ele estava angustiado com sua segurança e talvez com seu futuro. Porque depois de pedir a Deus para examinar o seu coração, Davi orou: “conhece os meus pensamentos” (Salmos 139:23). Ele queria compartilhar os seus piores medos com Deus. Enfrentá-los e nomeá-los. Confiar que Deus era maior do que qualquer medo que Davi poderia sonhar.
Você está disposto a fazer uma oração dessas? “Senhor, revela o que mantém a minha mente refém. Me mostre do que mais tenho medo. Vá em frente, me ajude a enfrentar o que me aterroriza.”
O que tememos importa.

Estes dias, li no Kindle um trecho de um livro que dizia: “o que eu mais temia revelava onde eu confiava menos em Deus”.
É isso que o medo faz, ele te leva a outros, e à noite, seus pensamentos viram uma bola de neve fora de controle.

E você? A quais áreas você está se apegando e permitindo que te aterrorizem? Quais medos você está escondendo de Deus?
Pense nisso. Se você está agarrado ao medo sobre o futuro do seu casamento, isso é um indício de que você não confia completamente em Deus com o seu casamento. Se você está sobrecarregado de preocupação sobre como irá pagar as suas contas, isso pode revelar que você não tem confiado em Deus para ser o seu provedor. Se está paralisado de medo com a segurança de seus filhos, será que você não tem confiado em Deus para mantê-los em segurança?
À medida que Deus revela os seus medos, Ele também irá desenvolver a sua fé. Você precisa Dele. Você precisa da Sua presença, do Seu poder. Do Espírito guiando você. Da Sua Palavra te fortalecendo.
O que você mais teme mostra onde você precisa crescer com Deus. Do que você tem medo? Quais são os seus pensamentos ansiosos?
O que Deus está te mostrando?
Em qual área você precisa crescer em sua fé?

Confie Nele.

Pr. Adriano Vargas
Cosmópolis Central
@cosmopoliscentral