De volta ao passado

21/12/1919 – Há exatos 103 anos – Realmente uma histórica imagem, a qual registra o surgimento de novos costumes natalinos em Cosmópolis, então adaptados pelos imigrantes de velhas tradições europeias.

Embora a imigração expressiva de imigrantes germânicos iniciou-se nos anos de 1890, marcante pelo estabelecimento de alemães e suíços no Núcleo Colonial Campos Salles, oficializado em 1896, suas presenças em terras cosmopolenses pode ser traçada desde 1840, com o surgimento dos primeiros bairros coloniais na região.

Na década de 1840, surgia o bairro rural do Serra Velha, formado pelos desbravamentos de imigrantes germânicos, então saídos dos núcleos colônias da Fazenda Ibicaba, um dos marcos do surgimento de Limeira, atualmente pertencente a cidade de Cordeirópolis.

Os núcleos coloniais da Fazenda Ibicaba, pertencente ao célebre monarquista Senador Vergueiro, foram o primeiro centro criado para germânicos no Brasil, imigrantes contratados para os trabalhos nas lavouras de café da gigantesca propriedade, marco do nascimento de inúmeras cidades próximas.

As condições de trabalho na fazenda, inúmeras situações semelhantes a escravidão, então enfrentadas legalmente há décadas pelos negros escravizados, dispersavam os germânicos para outras regiões, buscando o trabalho livre e a conquista de suas próprias terras. Nesta ‘migração dos imigrantes’ na região, surgiam novos centros rurais criados pelas famílias, como o bairro da Serra Velha, um dos mais antigos de Cosmópolis.

O bairro Serra Velha, inicialmente pertencente na sua totalidade ao território cosmopolense, atualmente estende-se aos perímetros de Limeira, realçando suas divisas no histórico ‘Bairro dos Pires’, formado pelos imigrantes germânicos da Ibicaba.

Em destaque na imagem, os ‘lehrer e kursteilnehmer’, professores e alunos da “Deutsche Schule” (Escola Alemã), apresentando-se na Weihnachtsmarkt (festividades de Natal), realizada pelos imigrantes germânicos do Núcleo Colonial Campos Salles.

As festividades e celebrações religiosas começavam na última semana de novembro, o ‘Weihnachtzeit’ (tempo de Natal), início do ‘Adventskalender’, calendário do advento cristão alemão, um conjunto de preparativos para o dia 25 de dezembro.

Em destaque, a figura do Weihnachtsmann (homem do Natal), Sankt Nikolaus (São Nicolau), como é conhecido o “Papai Noel” pelos germânicos. O retrato é uma das primeiras imagens do mestre Guilherme Hasse, entre os precursores da fotografia em Cosmópolis, registrada no histórico salão de festas da “Escola Alemã”, tombado como patrimônio público municipal.

Fröhliche Weihnachten- Feliz Natal!!

Texto: Adriano da Rocha (curta e siga Acervo Cosmopolense) – Foto: Guilherme Hasse