Uma multidão de foliões e entusiastas do nosso carnaval, reunindo cosmopolenses e visitantes da região, aglomerados nos famosos “quarteirões da alegria”
21/02/1998 – Ano evidenciado pela competição internacional de futebol, Copa do Mundo de 1998, eternizada com a derrota da seleção brasileira para a França (0x3); terceira eleição presidencial do país, após a promulgação da Constituição Federal de 1988 e redemocratização política, assinalada pelo projeto de emenda constitucional, permitindo as reeleições dos ocupantes de cargos no poder executivo, reelegendo no pleito realizado em 04 de outubro, o então presidente Fernando Henrique Cardoso. Em Cosmópolis, o mês das folias e tradições populares de carnaval, fortuitamente, seria notabilizado como o derradeiro carnaval da região central, originado popularmente nos idos de 1899.
Em fevereiro de 1998, dias 21 e 22, o ano de 1998 ficou marcado pelo último grande evento carnavalesco realizado nas imediações da Avenida Ester, encerrando um tradicional ciclo de mais de 100 anos de histórias, culturais e populares. A imagem registra o evento realizado no dia 21/02/1998, com sua concentração de foliões na Avenida Ester, sobressaindo a movimentação no cruzamento com a rua Santa Gertrudes, no passado a conhecida “esquina da juventude”. Nos “esquinados”, a antiga entrada do Banco Itaú na esquerda, acentuada pela escadaria na frontaria ao cruzamento da rua Santa Gertrudes e Avenida Ester, marcante ponto de estudantes e paqueras; realçando na direita, o último trecho do extinto calçadão central, avivando no alto, o letreiro do “Bar e Lanchonete Fika Frio”, iluminado pela propaganda do “Guaraná Brahma”.
Na imagem, o verdadeiro significado da palavra aglomeração, ainda no bom estilo e definição, ou usando um típico palavreado cosmopolense, ‘Avenida coalhada de gente’. Uma multidão de foliões e entusiastas do nosso carnaval, reunindo cosmopolenses e visitantes da região, aglomerados nos famosos “quarteirões da alegria”, compreendendo a extensão das confluências da Avenida Ester, iniciando na rua Campinas, seguindo até a rua Expedicionários. Nesta edição, último grande carnaval, as apresentações e desfiles foram empreendidos na Rua Dr. Campos Salles.
Os blocos saiam da Avenida Ester, na qual encontravam-se as barracas de alimentação e apoio aos foliões, seguindo pela rua Santa Gertrudes até a rua Dr. Campos Salles, terminando as apresentações na convergência com a rua Sete de Setembro, imediações do Paço Municipal e ‘Escola do Comércio’. Na esquina das ruas Dr. Campos Salles e Del. Antônio Carlos Nogueira, estava localizada a comissão de jurados dos blocos, avaliando as melhores fantasias, enredos, destaques e apresentações. Desfilavam blocos tradicionais, novas escolas de samba, grandes e pequenos grupos de foliões, reunindo associações esportivas e beneficentes, formando uma verdadeira união popular pelo carnaval cosmopolense. Nesta edição, a grande campeã e revelação do carnaval 1998, foi a “Escola de Samba Leões de Ouro”, vencendo a “batalha pelos reinos cosmopolenses da alegria” da renomada ‘Unidos do Baguá’.
Texto: Adriano da Rocha
Curta e siga:
@Acervo Cosmopolense
Foto: Acervo Cosmopolense