De volta ao passado

Impossível, escrever sobre o passado de Cosmópolis, sem mencionar a Usina Ester. A história da cidade mistura-se ao da empresa, sendo essencial para o surgimento de Cosmópolis, assim como de outros municípios da região. Neste mês, dia 02 de março, a Usina Ester, atual Ester Agroindustrial, completou 126 anos de fundação. A data notabiliza a compra da histórica Fazenda do Funil, vendida pelo Cel. João Manuel de Almeida Barboza, introduzindo nas suas terras um novo conceito de agricultura e indústria, perpetuado e aprimorado na atualidade.

Nesta coluna, entre as mais antigas da Gazeta, todos os registros com referência a velha Usina são uma “volta ao passado”. Cada imagem registrada nas terras da Fazenda Usina Ester, inumeráveis, são viagens pessoais na memória dos cosmopolenses, marcantes em cada pessoa.

Em destaque, o surgimento da Usina Ester, a apresentação da Fazenda do Funil aos irmãos Nogueira Ferraz e associados, fundadores da usina açucareira e Carril Agrícola Funilense. Fotografia de 12/12/1896, registrada na Cachoeira do Funil. Foto Gaensly, contratado pelo Barão Geraldo de Rezende. Estão na imagem os irmãos José Paulino, Sidrack e Arthur Nogueira, Dr. Campos Salles, Dumont Villares, Bento Quirino, entre outros importantes nomes da política e agricultura.

Texto: Adriano da Rocha
Curta e siga:
@Acervo Cosmopolense
Foto: Acervo Cosmopolense