De volta ao passado

1967 – Há exatos 57 anos – União de forças, excepcional na história pública municipal, projetando Cosmópolis na região. Em destaque, as obras de pavimentação por malha asfáltica na Rua Sete de Setembro, realizadas pela parceria da Prefeitura Municipal e grupos de moradores, responsáveis pela idealização e financiamentos dos trabalhos. Na esquerda, a icônica ‘Casa Comercial Aldohyr Migueis’, atual Farmácia Drogal, seguida do quintal da propriedade familiar, contemporânea Imobiliária Nadya, ao lado da conhecida revenda de fogos de artifícios e bombas da Dona Mercedes, Marselha Migueis.

Na esquina, uma típica imagem do passado cosmopolense, a mãe embarcando na pequena charrete, enquanto a filha, segurando uma boneca, aguarda sua vez. No lado direito, ao fundo, o antigo Paço Municipal, ainda preservando o magnífico projeto dos anos 1900, quando construído como ‘Subprefeitura’.

Ao lado do caminhão da construtora ‘Águia Azul’, empresa contratada pelos moradores, um endereço marcante para gerações, o consultório médico do ‘Dr. Orlando José Kalil Aun’, primeiro cosmopolense formado e bacharelado como médico, avultando as árvores frutíferas do grandioso quintal da família Aun. Dentre outros relevos saudosos, uma volta ao passado em cada olhar.

Texto: Adriano da Rocha
Curta e siga:
@Acervo Cosmopolense
Foto: Acervo Cosmopolense