De volta ao passado

Fevereiro de 1956 – Há 68 anos – Início das obras da nova ‘Praça Major Arthur Nogueira Ferraz’, então conhecida no passado como os ‘jardins cosmopolenses’, a popular ‘Praça do Coreto’.

As obras marcam a demolição total do antigo espaço público, uma nova e moderna concepção para o histórico espaço público, marco do nascimento de Cosmópolis, acompanhando os projetos de reestruturação urbana da região central do município.

A velha ‘Praça e jardins do Coreto’, oficialmente inaugurada em outubro de 1925, recebia um audacioso projeto arquitetônico e paisagístico, recriando totalmente o local.

Projeto criado pelo Prefeito José Garcia Rodrigues, popular ‘Zé da Peggy’, contemplando as inúmeras obras de reurbanização cosmopolense, demarcadas com a primeira pavimentação de paralelepípedos da região central, formação da ‘Prainha’ da Represa Pirapitingui e ‘Circuito Turístico das Águas Cosmopolenses’, associando diversos recantos.

Em destaque, as obras na imponente fonte da praça, realçada pelo famoso chafariz tulipa esmaltado, jardins submersos e ornamentos em porcelana, revestida pelas icônicas pastilhas cerâmicas e azulejos paulistas. Nas imagens, os funcionários realizam as instalações hidráulicas e elétricas da fonte, seguidas pelos plantios dos arbustos e flores, parte dos afamados ‘Jardins’.

 

Em volta da fonte, evidenciado pela terra vermelha, o nivelamento do chão para o calçamento com as pedras portuguesas. Sempre exigente com os trabalhos, chegando a transferir o gabinete municipal para a Praça, ao lado esquerdo de branco, é o Prefeito ‘Zé da Peggy’ coordenando e supervisionando as obras.

Texto: Adriano da Rocha
Curta e siga:
@Acervo Cosmopolense
Foto: Acervo Zé da Peggy