De volta ao passado

Na semana consagrada pelo “Dia das Mães” (09), como não relembrar das parteiras cosmopolenses. Importantes personagens da nossa história, elos que garantiram as uniões de vidas, o encontro real após os meses carnais, entre mãe e filho.
1952 – Em destaque, Guilhermina Mengue Kowalesky, estimada Dona Mina, e a netinha Suséte Kowalesky, nos fundos da casa comercial da família na Avenida Ester. Dona Mina, como carinhosamente era conhecida, foi uma das mais renomadas parteiras cosmopolenses, responsável pelos nascimentos de inumeráveis crianças.
Incalculáveis partos, assim como da própria netinha Suséte, realizados em mais de 60 anos de ofício. Gerações do passado, presente e futuro, têm suas existências interligadas aos trabalhos desta inesquecível mulher.
Filha de imigrantes suíços, mãe de oito filhos, trabalhou como lavradora na propriedade da família, comerciante na Avenida Ester, entretanto, no ofício de parteira, ensinado por familiares, encontrou sua função como “instrutora da vida”. Na memória de Dona Mina, nossa homenagem às mães, sobretudo a eterna gratidão às parteiras cosmopolenses.

Texto Adriano da Rocha (@Acervo Cosmopolense – siga e curta) – Foto: acervo família Kowalesky