1957 – Ponte de Ferro sobre o Rio Jaguari, sobressaindo sua extinta base central de sustentação, já corroída pelas ações dos anos de intempéries climáticas. O registro marca as obras de reforma da ponte, realizadas pela parceria da Usina Ester e o prefeito José Garcia Rodrigues, o Zé da Peggy, contemplando o antigo “Circuito das Águas Cosmopolenses”. Edificada com o mesmo ferro inglês da Ponte, fundido na Irlanda nos anos 1880, a base foi destruída pela força das águas, gerada pela grande enchente de 25/02/1970, considerada a maior da história de Cosmópolis. A sustentação da base de ferro, assim como de toda a Ponte, foram lavrados nas rochas do Jaguari, utilizando perfuradores manuais e muita habilidade dos operários. O grupo era formado por ferreiros ingleses da Companhia Mogiana e operários da Carril Agrícola Funilense. A parceria das companhias acontecia através do Cel. Bento Quirino, grande acionista da Mogiana, sócio de José Paulino Nogueira Ferraz em diversas áreas comerciais e férreas. Utilizada exclusivamente para o transporte agrícola dos trens da Funilense, seguindo o mesmo padrão e ferro inglês, existem outras pontes criadas pela Mogiana nos distritos campineiros de Joaquim Egídio, Sousas, e nas cidades de Mogi Mirim, Igarapava, Ribeirão Preto e Minas Gerais.
Texto Adriano da Rocha (Curta @AcervoCosmopolense)