De volta ao passado

Marcante como as festividades juninas, tipicamente paulistas, eram as apresentações do instrumentista Duílio De Faveri e sua bandinha. Durante mais de 70 anos de história musical, iniciados na infância, Duílio foi figura obrigatória nas festividades caipiras cosmopolenses e regionais. Com sua inseparável sanfona de 80 baixos, uma Paolo Soprani importada de Castelfidardo, na Itália, animava os tradicionais bailes juninos das comunidades católicas, associações e clubes. Sempre acompanhado de renomados músicos que integravam sua famosa bandinha, verdadeiros mestres por suas singulares habilidades no violino, clarineta, sanfona e trombone, dentre outros instrumentos.
“Duílio e sua bandinha”, e o inesquecível “Conjunto da Saudade” (formação para grandes eventos), fizeram história nas grandiosas quermesses da Paróquia Santa Gertrudes (Igreja Matriz), marcantes pelos teatros caipiras, ao histórico “Baile Caipira” do Cosmopolitano Futebol Clube, dentre os maiores eventos do passado alviverde.
1970 – Caminhada musical pela Avenida Ester, saída para o “Baile Caipira” do Cosmopolitano, destaca na frente, Bento Cabrino, Hugo Taboga, Toninho sanfoneiro e Duílio de Faveri, ao fundo outros músicos da bandinha e atores do teatro junino. Duílio faleceu em 2020, aos 92 anos de idade.

Texto: Adriano da Rocha